Na era do mundo globalizado, até o tradicional estágio mudou de endereço e ganhou o mundo. Em vez de procurar vagas no Brasil, profissionais recém-formados e universitários resolveram ousar e procurar outros países para pôr em prática as lições de sala de aula. Além de aperfeiçoarem o segundo idioma, eles adquirem experiências que podem ajudá-los na conquista de um bom emprego no Brasil.

CARREGANDO :)

Segundo Maura Leão, diretora de Operações da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) — que reúne as 60 principais agências na área de educação internacional — atualmente 30% das associadas oferecem vagas de estágio referentes a diferentes carreiras profissionais.

Depois de concluir ciências contábeis na Universidade Mackenzie, em São Paulo, Marcel Akira Maebara partiu para um programa de 18 meses no departamento financeiro de uma empresa de intercâmbio, em Babylon, Nova York. Ele só volta para o Brasil em março de 2006. "Grandes empresas valorizam muito experiências internacionais. É um critério de desempate", explica.

Publicidade

Marcel — que trabalha umas dez horas diárias e ganha US$ 7,80 por hora — fez o Internship USA, oferecido pelo Student Travel Bureau. É um programa nas áreas de marketing e finanças, entre outros. Uma das exigências é o inglês avançado.

Bolsas

Já a Central de Intercâmbio (CI) tem projetos para estudantes da área de ciências exatas, principalmente engenharia. Nesse caso, para se candidatar, é preciso estar fazendo um curso de graduação. No Brasil, a CI representa a International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaste). Há remuneração para despesas com alimentação e alojamento.

No último período de engenharia química na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Tatiane de Castro se prepara para o segundo estágio pelo Iaste. O primeiro foi numa fábrica de celulose, em Portugal. O próximo começa em setembro, na Holanda, e será numa empresa de energia.

Confira o que o mercado oferece

Publicidade

CI - www.ci.com.br: Estágios remunerados em 70 países.

ICCE - www.icce.com.br: Programas com e sem remuneração, nas áreas de administração, turismo e hotelaria, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos.

IE - www.ie-intercambio.com.br: Programas com e sem remuneração nas áreas de gastronomia e turismo, na Espanha, Austrália e Inglaterra.

STB - www.stb.com.br: Vagas com remuneração nas áreas de marketing, finanças, administração, hotelaria e turismo.

BELTA: www.belta.org.br.

Publicidade