Confira a lista de documentos obrigatórios para a rematrícula na rede estadual
- Certidão de Nascimento, Documento de Identidade ou Certidão de Casamento;- Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional;- Fatura da conta de energia elétrica atualizada;- Histórico Escolar ou declaração de escolaridade da instituição de origem - carta matrícula.
O período de rematrícula para o ano letivo de 2014 nas escolas estaduais do Paraná começou nesta segunda-feira (25). Pais ou responsáveis devem procurar as instituições de ensino mais próximas de casa munidos da documentação do aluno. O prazo segue até sexta-feira (29) e não haverá prorrogação, conforme informou o Núcleo Regional de Educação (NRE). Cerca de 70 mil alunos devem passar pelo processo em Maringá.
Entre 2 e 6 de dezembro, as escolas estaduais vão realizar somente a matrícula dos alunos que vão ingressar na rede estadual no 6 º ano do ensino fundamental e na 1ª série do ensino médio. Já o prazo para alunos especiais será de 9 a 13 de dezembro. O mesmo vale para alunos transferidos de outros colégios ou municípios ou para aqueles que estão fora da escola e desejam retornar.
De acordo com o NRE, o prazo é estipulado para que haja planejamento em caso da falta de vagas na rede estadual. Problema que, segundo a Secretaria Municipal de Educação, não deve afetar Maringá no próximo ano.
O NRE lembrou ainda que os pais que não ficarem satisfeitos com os locais de matrícula dos filhos terão entre 13 e 16 de dezembro para procurar as escolas desejadas e colocar o nome do aluno na fila de espera. Caso sobrem vagas, o estudante poderá ser realocado.
Rede MunicipalA rede municipal de ensino finalizou o prazo para as matrículas e para as rematrículas na sexta-feira (22). De acordo a Secretaria Municipal de Educação, 95% do processo foi feito. Os pais ou responsáveis que não procuraram as escolas têm até o início do ano letivo, em fevereiro de 2014, para garantir a matrícula.
Para efetuar a matrícula ou rematrícula na rede municipal é necessário ir até a escola com comprovante de residência, além da certidão de nascimento, do atestado de vacina atualizado e do Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS) do aluno.