Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Emprego

Resultado do Enem pode ajudar participantes a entrar no mercado de trabalho

Quem teve bom resultado na oitava edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste domingo, poderá ter uma chance maior de encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) está preparando a criação do Banco de Talentos, dividido em cinco habilidades, onde as empresas poderão acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com os melhores. A expectativa é que o programa seja implementado até o fim do ano.

A prova foi aplicada em 4.335 locais de 730 municípios de todos os estados do país. Participaram quase três milhões de pessoas, o dobro do ano passado. O motivo do número recorde foi que o Enem passou a ser critério obrigatório para quem quer concorrer a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. O exame também conta pontos nos vestibulares de 470 universidades públicas e privadas.

Quem fez o Enem poderá conferir o resultado a partir de 16 de novembro. O documento com as notas da prova objetiva e da redação será enviado para a casa dos participantes ou para outro endereço indicado por eles no ato de inscrição. Os que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso ao boletim na internet, no site do Inep ( www.inep.gov.br).

As notas individuais não serão divulgadas ao público. Entretanto, as instituições interessadas nesses resultados (estabelecimentos de ensino pós-médio e superior, organizações empresariais e demais empregadores do mercado de trabalho) poderão ter acesso aos resultados, desde que obtenham a necessária autorização dos respectivos candidatos.

Nesta quarta-feira, o Inep apresentará um balanço com os dados da prova em todo o país. Este ano, 91 unidades prisionais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Roraima também fizeram o Enem, inclusive todas as unidades da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Participantes com necessidades especiais também foram atendidos pela equipe do exame: 855 ao todo, um aumento de 300% em relação ao ano passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.