Quem teve bom resultado na oitava edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste domingo, poderá ter uma chance maior de encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) está preparando a criação do Banco de Talentos, dividido em cinco habilidades, onde as empresas poderão acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com os melhores. A expectativa é que o programa seja implementado até o fim do ano.
A prova foi aplicada em 4.335 locais de 730 municípios de todos os estados do país. Participaram quase três milhões de pessoas, o dobro do ano passado. O motivo do número recorde foi que o Enem passou a ser critério obrigatório para quem quer concorrer a uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. O exame também conta pontos nos vestibulares de 470 universidades públicas e privadas.
Quem fez o Enem poderá conferir o resultado a partir de 16 de novembro. O documento com as notas da prova objetiva e da redação será enviado para a casa dos participantes ou para outro endereço indicado por eles no ato de inscrição. Os que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso ao boletim na internet, no site do Inep ( www.inep.gov.br).
As notas individuais não serão divulgadas ao público. Entretanto, as instituições interessadas nesses resultados (estabelecimentos de ensino pós-médio e superior, organizações empresariais e demais empregadores do mercado de trabalho) poderão ter acesso aos resultados, desde que obtenham a necessária autorização dos respectivos candidatos.
Nesta quarta-feira, o Inep apresentará um balanço com os dados da prova em todo o país. Este ano, 91 unidades prisionais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Roraima também fizeram o Enem, inclusive todas as unidades da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Participantes com necessidades especiais também foram atendidos pela equipe do exame: 855 ao todo, um aumento de 300% em relação ao ano passado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”