A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga na tarde desta terça-feira (4), às 14 horas, a lista dos aprovados no vestibular da Escola Técnica (ET). O processo também contou com a reserva de vagas para cotistas negros e de escola pública, já que a ET é um setor da Universidade e a ela se aplicam as mesmas políticas implantadas na UFPR.
A lista do processo seletivo traz 540 novos alunos para o Ensino Médio e para os cursos profissionalizantes. Segundo o reitor Carlos Moreira Júnior, o ensino profissionalizante é fundamental para um país em desenvolvimento e que precisa contar com profissionais capacitados para postos de trabalho dos quais a economia necessita.
"A Escola Técnica da UFPR é mais antiga do que a própria Universidade e seu trabalho contribui significativamente para o desenvolvimento do Estado. A qualidade do processo educativo se traduz na competência e no dinamismo dos alunos que estão empregados antes mesmo de se formarem. O momento em que vivemos demonstra a importância da formação técnica em um país em que faltam vagas no ensino superior e sobram vagas formais de trabalho na área técnica. A Escola Técnica da UFPR desenvolve este trabalho formando profissionais há 135 anos."
No último processo seletivo foram oferecidas 495 vagas. Nesse ano são 55 a mais, visando preencher uma lacuna existente no mercado por cursos profissionalizantes. "Nós otimizamos a força de trabalho de nossos professores e ampliamos nossas instalações para podermos oferecer mais vagas", comenta o professor Alípio Leal diretor da ET. "Temos cursos de oferta regular e cursos de convênios. O curso profissionalizante é um instrumento estratégico de inclusão social. É grande o número de pessoas já graduadas que procuram por cursos técnicos. O aumento de vagas desse ano se deve a oferta do curso de Técnico em Massoterapia e dos cursos de Técnico em Informática e Contabilidade, integrados ao Ensino Médio".
O resultado do concurso da ET poderá ser visto no site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br ou no da UFPR: www.ufpr.br.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião