Reivindicação antiga de professores da rede estadual de ensino, o aumento da hora-atividade da categoria faz parte de lei sancionada nesta quinta-feira (9) pelo governador Beto Richa. Agora, os professores terão mais tempo para se dedicar à preparação de aulas, correção de provas e estudos.

CARREGANDO :)

O texto do Plano de Carreira do Quadro Próprio do Magistério do Paraná define um terço da carga horária para o professor trabalhar na escola sem interação com o aluno. A nova lei começa a ser aplicada já no segundo semestre deste ano.

Das 20 horas-aula semanais, os professores passarão a contar com o tempo de seis horas para planejamento de trabalho, atendimento aos familiares, pesquisa e outras atividades que precisam ser feitas fora de sala de aula, mas dentro da escola.

Publicidade

Em fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) tinha avançado de quatro para cinco aulas semanais de hora-atividade.

Mais uma hora

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, a lei estadual aprovada vai de encontro ao que já estabelece uma lei federal. "Essa é uma reivindicação muito forte do magistério nos últimos cinco anos. Agora, a lei estabelece pelo menos 33% horas-atividade [um terço]. Até o final do ano queremos chegar a sete horas semanais. É um compromisso com o governo", afirma.

Segundo a Seed, o compromisso firmado com a categoria dos professores vem sendo cumprido integralmente e o diálogo continuará permanente com a categoria.