Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comportamento

Rotina começa no berço

Maria Cecília conta que Lucas já está adaptado à rotina e aos horários | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Maria Cecília conta que Lucas já está adaptado à rotina e aos horários (Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo)

Rotina faz bem e toda criança, desde os primeiros meses de vida, gosta. Para alguns pais a frase pode até parecer piada, mas os especialistas garantem que é verdade. "Quando vê que as coisas acontecem de forma parecida todos os dias, a criança se sente mais segura e menos ansiosa. Se ela tem horários definidos, provavelmente não vai dormir durante o dia e passar a noite em claro", explica Fernanda Roche, psicóloga e coordenadora geral do Espaço de Desenvol­­vimento Criança em Foco.

Entre os bebês, é importante, aos poucos, definir os horários para comer, dormir, tomar banho e passear. "Chega a ser engraçado, mas muitos quando veem que a mãe está sentada na poltrona do quarto arrumando a blusa sabem que é hora de mamar e começam a balançar a perninha e a abrir a boca", comenta Theresinha Vian Rambo, psicóloga infantil e membro da Comissão de Psico­­logia Escolar-educacional do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR).

Superativo, Lucas Yukio acabou de fazer um ano, mas já sabe contar as horas como ninguém. "Ele se adaptou tão bem à rotina que às vezes, no meio da tarde, vem engatinhando para o meu colo e começa a chamar a atenção. Quando olho no relógio, é a hora do lanche", conta a mãe, a cirurgiã plástica Maria Cecília Closs Ono. Mas se hoje é fácil, ela conta que a questão dos horários já foi bem mais complicada. "Nos primeiros meses, tentava fazer com que ele dormisse às 20 horas, mas ele ficava irritado e as tentativas eram frustradas", diz. A solução foi manter a calma e adequar a rotina ao perfil do menino.

Modelo

Não existe um modelo de rotina a ser seguido, então é bom os pais levarem em conta os hábitos da família. "Não adianta uma criança ter um horário para dormir que não possibilite ver os pais, que chegam muito tarde do trabalho. Para ela, estar com a família é mais importante que dormir precisamente às 20 horas todos os dias", explica a pedagoga e apresentadora da versão brasileira da série Doces Momentos, do canal Discovery Home&Health, Luciana Bel­­liboni.E fica o alerta: a rotina organizada para as crianças deve fazer parte do dia a dia dos adultos também. Caso a criança passe o dia em casa sem os pais, a rotina deve ser compartilhada com a babá ou pessoa responsável pelo cuidado dos pequenos. "Ela deve conhecer e manter os horários estipulados", explica Fernanda.

* * * * * *

Interatividade

Como é a rotina do seu filho? Conte sua história para o caderno Educação & Ensino

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.