O número total de estudantes que renovaram o Financiamento Estudantil (Fies) este semestre foi divulgado nesta segunda-feira (18) pela Caixa Econômica Federal (CEF), agente financeiro do programa. Segundo o site do MEC (www.mec.gov.br), 128.883 alunos tiveram os contratos renovados, no valor total de R$ 279,36 milhões.
São beneficiados atualmente pelo programa do MEC 312.315 alunos. O número representa os contratos ativos, ou seja, de estudantes que estão na faculdade e daqueles que se formaram e continuam pagando o financiamento. O orçamento do MEC para o Fies em 2005 é de R$ 1,63 bilhão.
O Fies, criado em 1999, custeia até 70% da mensalidade de universitários da rede superior privada. Os outros 30% são pagos pelo aluno que também quita, a cada três meses, uma parcela dos juros. O percentual de financiamento não pode ser aumentado. Entretanto, pode ser reduzido durante a renovação do contrato.
Depois de formado, o beneficiário tem o prazo de até uma vez e meia a duração do curso para quitar o débito com a CEF. Hoje são mais de 1.600 instituições de ensino superior credenciadas. O aluno que deseja suspender ou encerrar o financiamento deve entrar em contato com a CEF e oficializar o pedido. O programa pode ser suspenso uma única vez, pelo prazo máximo de um ano.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast