O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), agendado para novembro, tem a redação como o principal desafio dos candidatos inscritos nesta maratona. Para alcançar um bom desempenho, o aluno precisa saber a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e dominar a escrita formal da Língua Portuguesa, além de planejar o tempo de execução do teste e conhecer bem o conteúdo aprendido nessa etapa da educação básica.
Professor de redação para alunos que vão prestar vestibular, Juliano Mariussi explica que o Enem costuma exigir temas de ordem social, científica, cultural ou política, com foco na realidade do Brasil. “A ideia inicial do Enem é fazer uma análise de como os alunos estão se formando e o que aprenderam no decorrer do Ensino Médio. Portanto, o recorte dos temas será sempre voltado para o nosso país”, afirma.
Uma das dicas, segundo o professor e coordenador de uma unidade de curso preparatório para vestibulares Juliano Munhoz, é listar as ideias iniciais antes de escrever a versão final. “O rascunho pode ser feito em tópicos, dentro de dez a 15 minutos para não tomar muito tempo. Se os tópicos estiverem bem elaborados, é mais fácil fazer uma introdução e o desenvolvimento do texto”, recomenda. Na introdução do texto, as palavras-chave do enunciado da prova e o problema devem estar presentes, alerta Mariussi.
Para desenvolver a tese, o aluno deverá apresentar uma opinião a respeito do tema proposto e fazer uma argumentação consistente. Por isso, é importante a prática de leitura e exercícios de escrita até o dia da aplicação do Enem, sugere Mariussi. Ainda, os alunos devem evitar o uso de ideias clichê, agressivas, superficiais, radicais e de termos técnicos, acrescenta Munhoz.
As causas e consequências da problemática em análise devem aparecer no segundo e terceiro parágrafos, respectivamente. “No desenvolvimento do texto, é interessante sempre tentar trabalhar os fatores que originaram o problema e usar uma obra literária de cunho nacional, as obras clássicas, como prova da origem desse problema. Em seguida, o aluno pode trazer as consequências”, diz Mariussi.
A conclusão da redação do Enem difere dos moldes tradicionais do tipo dissertativo-argumentativo, já que a prova exige a elaboração de uma proposta de intervenção social ao problema. “O aluno pode trazer uma ideia de como o governo deveria intervir e o que sociedade também poderia fazer. Mas o aluno precisa ficar atento porque não é só sugerir. Ele precisa explicar como desenvolver essa intervenção”, enfatiza Mariussi.
A redação não pode ter mais do que 30 linhas, e a versão final deve ser escrita em caneta preta. O aluno desenvolverá o texto no primeiro dia de aplicação do exame juntamente com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Humanas e suas Tecnologias. O candidato terá cinco horas e trinta minutos para cumprir essa etapa. Mariussi recomenda reservar uma hora e quinze minutos para a produção textual. “O ideial é não perder muito tempo e conseguir responder as questões das outras disciplinas do caderno de prova. Também é importante não deixar para a fazer a redação por último.”
O texto será corrigido por dois corretores de forma independente e cada um atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota da redação varia entre zero e 1000 pontos. Mais informações podem ser consultadas no site www.enem.inep.gov.br.
Introdução: Apresentar a tese, que é a ideia que vai ser defendida no texto, e relacioná-la ao tema proposto. O aluno deve escolher, preferencialmente, um ponto de vista sobre o qual tenha domínio. Também é importante não cometer erros gramaticais ou de convenções da escrita, organizar o texto em parágrafos bem construídos e articulados entre si e, utilizar as palavras-chave do enunciado da prova e, por fim, expor a problemática já no primeiro parágrafo.
Desenvolvimento: Apresentar justificativas consistentes em relação à tese e responder “por quê?” para cada uma delas para convencer o leitor a concordar com a opinião defendida. Utilizar desde exemplos, dados estatísticos, pesquisas a fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto. Apresentar as causas e as consequências do problema, respectivamente, no segundo e terceiro parágrafos. “Quanto mais o aluno conseguir demonstrar esse conhecimento, mesclando as disciplinas é mais importante para os critérios de avaliação do Enem, pois demonstrará o nível de conhecimento dele”, diz Mariussi.
Conclusão: O aluno deve retomar as ideias expostas na introdução, as justificativas que confirmam a tese e encerrar o debate. Diferentemente dos moldes tradicionais do texto dissertativo-argumentativo, a redação do Enem exige como conclusão uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto, respeitando os direitos humanos. “Evitar os clichês e o senso comum já estipulado em outros momentos. A ideia de conscientização, por exemplo, é algo completamente abstrato, uma questão muito vaga. Também não sugerir como solução fatos inviáveis de serem colocados em prática no Brasil”, orienta Mariussi.
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
- fuga total ao tema;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- extensão de até 7 linhas;
- cópia de texto motivador;
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
- desrespeito aos direitos humanos; e
- folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
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