Os quase 14 mil candidatos que foram selecionados para a segunda fase do Vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) enfrentam neste domingo, dia 11, a prova de Produção e Compreensão de Textos. Muito já se falou sobre prováveis temas que podem ser abordados durante as provas, como desarmamento, eutanásia, corrupção, transposição das águas do rio São Francisco, entre muitos outros assuntos que foram alvo de muita discussão durante o ano.
Podem cair estes ou outros temas na prova de Redação da UFPR, mas estar ciente das possibilidades não é tudo. Tanta informação na ponta da língua e da caneta pode ser insuficiente se o candidato não estiver em dia com algumas regras de estrutura de texto. Aí, até o mais antenado de todos pode escorregar e, por detalhes, ver adiado o sonho de ingressar em uma universidade.
A professora do curso pré-vestibular Expoente, Anna Beatriz da Silveira Paula, conta que os maiores problemas verificados durante a correção das redações na UFPR, dos quais tem notícias, dizem respeito à coesão textual. "Há muita dificuldade com pontuação e utilização de termos como no entanto, em contrapartida, e outros", diz. Segundo a professora, eles estão sendo utilizados de forma errada. "Ou os alunos não põem ou é usado de forma errada e não se percebe o que ele quis dizer", complementa a professora. Na opinião de Anna Beatriz, os termos são "imprescindíveis" e é o que os estudantes mais têm que dominar.
Anna Beatriz demonstra preocupação também com relação à utilização adequada dos verbos. A professora lembra que o tempo do verbo deve ser o mesmo do início ao fim. "Tem muito texto que começa no presente e passa para o passado". Entre outros pontos negativos que devem ser evitados, Anna Beatriz cita a utilização de gerúndio nas frases, típico de atendentes de telemarketing, com termos como vou estar passando (que poderia ser substituído por passarei), por exemplo.
Assim como a utilização de futuro composto, como irá tomar providências (que poderia ser trocado por tomará providências) e aberturas de parágrafo com Antigamente, Atualmente e Futuramente, com a intenção de costurar o texto. "Isso se fazia antigamente. Para uma redação de 8ª série funciona, mas para um nível universitário é muito simples", diz.
Para concluir, a professora de redação afirma ainda que deve haver muita atenção quanto a acentuação correta e que os clichês devem ser abolidos. "Pelo amor de Deus, evitem terminar redação com ditado popular. Isso é deprimente, o corretor deve ficar com dor de estômago. Isso demonstra falta de domínio de vocabulário e do conteúdo", afirma.
O limite entre dez e 15 linhas
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