Dia 27 de outubro acontece, no Teatro Guaíra, a 13ª edição do Seminário de Educação e Leitura Ler e Pensar, que valoriza e reconhece as melhores práticas de incentivo a leitura e impacto social de professores de 60 municípios paranaenses.
Atualmente, 2.752 educadores participam do projeto e 96.320 estudantes trabalham o jornal em sala de aula, desenvolvendo, com a prática, cidadania, senso crítico e protagonismo.
Na ocasião, todos os docentes que fazem parte do Ler e Pensar são convidados a aproveitar momentos de entretenimento, cultura e conhecimento.
Patrocinadores, padrinhos e escolas investidoras que aportam recursos em assinaturas para que centenas de instituições de ensino recebam o jornal diariamente também serão valorizados pelo incentivo que fornecem à educação. HSBC, Sesi/Fiep e Serzegraf são os atuais patrocinadores. Outros 19 padrinhos e cinco escolas investidoras também contribuem, e muito, com os trabalhos.
Renato Teixeira
Este ano, o músico Renato Teixeira (foto), autor de composições como Amanheceu, Romaria e Tocando em Frente, é o convidado de honra da celebração. Ele fará um pocket show com voz e violão. Em paralelo, professores, escolas e secretarias de educação, que apresentaram as melhores práticas de trabalho desenvolvidas ao longo do ano, serão premiados nas categorias Prática Pedagógica, Mobilização e Compromisso com tablets, notebooks, data show, certificados e troféus.
Entre os destaques do evento, já estiveram nomes como Laurentino Gomes, José Pacheco, Marcos Meier e Gabriel O Pensador.
Participação
O evento é gratuito, exclusivo a professores e parceiros do Ler e Pensar. Para se inscrever, basta entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail lerepensar@grpcom.com.br.
Reconhecimento de alunos
Os estudantes que participam do projeto também são valorizados. No dia seguinte ao Seminário, em 28 de outubro, cerca de 4.200 alunos são levados ao Guaíra para assistir ao espetáculo O Curupira, encenado pela equipe do Teatro Parque da Criança. Na ocasião, estudantes com trabalhos vencedores nas categorias Ilustrador, Cartunista Mirim, Redator Júnior e Repórter Teen também são reconhecidos e premiados publicamente. Eles levam para casa, além de certificados e troféus, computadores, tablets e assinaturas da Gazeta do Povo.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos