Subiu para 37 o número de instituições em Portugal que aceitam os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso no ensino superior. Muitas delas estão com o processo seletivo aberto, com prazo final de inscrições em janeiro, como a Universidade de Coimbra.
O último convênio fechado pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC), foi com a Universidade Europeia, que pertence ao maior grupo mundial de ensino superior (Laureate Internacional Universities).
De acordo com o Inep, pelo menos 1,2 mil brasileiros já ingressaram no ensino superior em Portugal pela nota do Enem, desde 2014, quando os primeiros convênios foram firmados. O balanço considerou 23 das 29 instituições portuguesas que mantinham o acordo em abril de 2018.
Cada instituição de ensino superior portuguesa que utiliza a nota do Enem tem liberdade para definir qual será a nota de corte, dependendo do curso escolhido pelo estudante. Os convênios entre o MEC e Portugal não preveem ajuda de custo aos estudantes ou financiamento da graduação pelo governo brasileiro: cada aluno é responsável por arcar com suas despesas ou por pleitear bolsas nas universidades que as oferecem.
A revalidação dos diplomas e o exercício profissional no Brasil estão sujeitos à legislação brasileira específica para cada área do conhecimento.
*** Onde estudar com a nota do Enem em Portugal: