| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Publicação

Sobre leitura

Em outubro o projeto Ler e Pensar lançou o livro Leitura: o mundo além das palavras. Reunindo ensaios sobre leitura produzidos por mestres e doutores que atuam na área de mídia e educação e práticas protagonizadas por professores, o livro trabalha e identifica as pontes que podem ser criadas entre o universo acadêmico e o universo escolar. Com distribuição dirigida, Leitura: o mundo além das palavras foi entregue aos professores presentes à festa de premiação do concurso cultural 2010, está sendo enviado a bibliotecas públicas, secretarias de educação e instituições de ensino superior.

Confira os detalhes ou faça dowload gratuito do livro pelo site www.institutorpc.org.br

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O projeto Ler e Pensar, que há 11 anos contribui para a melhoria dos índices de leitura e interpretação de textos utilizando o jornal, inicia sua fase de avaliação anual.

Presente em 26 municípios e desenvolvido por mais de 1.700 professores e 60 mil alunos, o projeto encerra o ano contabilizando resultados quantitativos e qualitativos expressivos, que confirmam sua re­­levância para a comunidade escolar.

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Numericamente, em 2010 foram realizados 26 cursos sobre o uso do jornal em sala de aula (foto abaixo), capacitando mais de mil professores de várias regiões do Paraná.

Também foram produzidos 12 Boletins de Leitura Orientada (BOLO) – material pedagógico enviado quinzenalmente aos professores com dicas e sugestões sobre o uso de notícias como apoio para atividades em sala de aula. Tais conteúdos foram produzidos por 60 estudantes do "Curso Ler e Pensar em Educação, Comunicação e Práticas de Ensino". Ofertado pelo Instituto GRPCOM, o curso capacitou os acadêmicos e profissionais oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior parceiras do projeto.

Ainda na área de formação, também foram desenvolvidos três cursos a distância em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná, que formam 120 professores.

No ano, ainda foram realizadas sete palestras ministradas por mestres e doutores nas áreas de leitura, mídia e educação, das quais participaram mais de 200 professores.

Reconhecimento

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As atividades voltadas aos docentes culminaram durante a festa de homenagem aos professores, no Teatro Guaíra, em Curitiba. O evento, realizado no dia 19 de outubro, reuniu mais de 2.100 convidados e contou com palestras de Tania Zagury e Geraldo de Almeida Peçanha sobre a Liderança em sala de aula e auto-estima do professor.

O ponto alto foi à premiação dos professores, escolas e secretarias de educação, vencedores do Concurso Cultural Ler e Pensar 2010. O referido concurso recebeu quase duas mil inscrições nas categorias "Práticas Pedagógica" voltadas aos professores, "Mobilização" das quais participaram as escolas e "Compromisso", em que concorreram as Secretarias de Educação. Um número recorde na história do concurso, instituído em 2008.

Ações para alunos

O projeto também promoveu ações para estudantes. Foram realizados 20 workshops sobre seis diferentes temáticas, mobilizando 650 alunos em diversas escolas. Os workshops tiveram a presença de jornalistas da Gazeta do Povo que vão voluntariamente às escolas para conversar com os alunos.

No ano, foi desenvolvido um intenso calendário de visitas à redação da Gazeta do Povo e à RPC TV Paranaense. Ao todo, o programa de visitas absorveu os pedidos de 103 instituições de ensino e recebeu cerca quatro mil pessoas – entre crianças, adolescentes, jovens e professores.

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Outra iniciativa que beneficiou alunos participantes do Ler e Pensar foi a montagem do espetáculo teatral "A Arca de Noé" (foto de cima). A peça, que apresentada pelo Teatro Parque da Criança, no Teatro Guaíra, em Curitiba, no dia 20 de outubro, foi assistida por mais de 4.200 estudantes e professores, oriundos de 25 diferentes municípios.

O espetáculo foi aberto com a premiação do aluno vencedor do concurso cultural "Dê o nome ao Mascote do Ler e Pensar", que recebeu sugestões de mais 3,8 mil alunos, de 128 escolas de 26 municípios. O nome escolhido como vencedor do concurso foi "Gazetito", sugerido por Thaisa Beatriz Ribeiro de Lima, estudante de 7 anos da Escola Rural Municipal Jaguatirica, em Campina Grande do Sul, orientada pela professora Lia Aurélia Santini de Oliveira de Melo.

Relevância Qualitativa

Além de contabilizar resultados quantitativos, o Ler e Pensar inicia a fase de avaliação qualitativa, com avaliação junto às escolas e Se­­cretarias Municipais de Edu­cação. Esses relatórios servirão para a melhoria contínua do Ler e Pensar, fornecendo à equipe informações sobre os benefícios, dificuldades e resultados do projeto.

Nenhum projeto educacional faz sucesso por acaso, e é por isso que nos orgulhamos em apresentar o Ler e Pensar como um projeto de relevância educacional, com metodologia e impactos efetivos na melhoria da qualidade da educação e da leitura. Essa qualidade pode ser comprovadas por:

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O Ler e Pensar é referência nacional entre os programas de jornal e educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), e conta com a chancela da UNESCO.

A melhoria dos índices de leitura, escrita e interpretação pode ser percebida por meio do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nada menos que 80% dos municípios, elevaram suas notas na avaliação nacional.

Pela sua qualidade, seriedade, resultados e compromisso dos membros da equipe, o Ler e Pensar garantiu reconhecimento do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e ficou entre os finalistas do Prêmio ODM Brasil.

E isso é só uma pincelada dos resultados proporcionados pelo projeto, que atingiu esse patamar, graças aos seus parceiros, aos participantes comprometidos (secretarias, escolas, professores, patrocinadores e apoiadores) envolvidos com a educação e com uma equipe competente, que ama o que faz.