Publicação
Sobre leitura
Em outubro o projeto Ler e Pensar lançou o livro Leitura: o mundo além das palavras. Reunindo ensaios sobre leitura produzidos por mestres e doutores que atuam na área de mídia e educação e práticas protagonizadas por professores, o livro trabalha e identifica as pontes que podem ser criadas entre o universo acadêmico e o universo escolar. Com distribuição dirigida, Leitura: o mundo além das palavras foi entregue aos professores presentes à festa de premiação do concurso cultural 2010, está sendo enviado a bibliotecas públicas, secretarias de educação e instituições de ensino superior.
Confira os detalhes ou faça dowload gratuito do livro pelo site www.institutorpc.org.br
O projeto Ler e Pensar, que há 11 anos contribui para a melhoria dos índices de leitura e interpretação de textos utilizando o jornal, inicia sua fase de avaliação anual.
Presente em 26 municípios e desenvolvido por mais de 1.700 professores e 60 mil alunos, o projeto encerra o ano contabilizando resultados quantitativos e qualitativos expressivos, que confirmam sua relevância para a comunidade escolar.
Numericamente, em 2010 foram realizados 26 cursos sobre o uso do jornal em sala de aula (foto abaixo), capacitando mais de mil professores de várias regiões do Paraná.
Também foram produzidos 12 Boletins de Leitura Orientada (BOLO) material pedagógico enviado quinzenalmente aos professores com dicas e sugestões sobre o uso de notícias como apoio para atividades em sala de aula. Tais conteúdos foram produzidos por 60 estudantes do "Curso Ler e Pensar em Educação, Comunicação e Práticas de Ensino". Ofertado pelo Instituto GRPCOM, o curso capacitou os acadêmicos e profissionais oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior parceiras do projeto.
Ainda na área de formação, também foram desenvolvidos três cursos a distância em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná, que formam 120 professores.
No ano, ainda foram realizadas sete palestras ministradas por mestres e doutores nas áreas de leitura, mídia e educação, das quais participaram mais de 200 professores.
Reconhecimento
As atividades voltadas aos docentes culminaram durante a festa de homenagem aos professores, no Teatro Guaíra, em Curitiba. O evento, realizado no dia 19 de outubro, reuniu mais de 2.100 convidados e contou com palestras de Tania Zagury e Geraldo de Almeida Peçanha sobre a Liderança em sala de aula e auto-estima do professor.
O ponto alto foi à premiação dos professores, escolas e secretarias de educação, vencedores do Concurso Cultural Ler e Pensar 2010. O referido concurso recebeu quase duas mil inscrições nas categorias "Práticas Pedagógica" voltadas aos professores, "Mobilização" das quais participaram as escolas e "Compromisso", em que concorreram as Secretarias de Educação. Um número recorde na história do concurso, instituído em 2008.
Ações para alunos
O projeto também promoveu ações para estudantes. Foram realizados 20 workshops sobre seis diferentes temáticas, mobilizando 650 alunos em diversas escolas. Os workshops tiveram a presença de jornalistas da Gazeta do Povo que vão voluntariamente às escolas para conversar com os alunos.
No ano, foi desenvolvido um intenso calendário de visitas à redação da Gazeta do Povo e à RPC TV Paranaense. Ao todo, o programa de visitas absorveu os pedidos de 103 instituições de ensino e recebeu cerca quatro mil pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e professores.
Outra iniciativa que beneficiou alunos participantes do Ler e Pensar foi a montagem do espetáculo teatral "A Arca de Noé" (foto de cima). A peça, que apresentada pelo Teatro Parque da Criança, no Teatro Guaíra, em Curitiba, no dia 20 de outubro, foi assistida por mais de 4.200 estudantes e professores, oriundos de 25 diferentes municípios.
O espetáculo foi aberto com a premiação do aluno vencedor do concurso cultural "Dê o nome ao Mascote do Ler e Pensar", que recebeu sugestões de mais 3,8 mil alunos, de 128 escolas de 26 municípios. O nome escolhido como vencedor do concurso foi "Gazetito", sugerido por Thaisa Beatriz Ribeiro de Lima, estudante de 7 anos da Escola Rural Municipal Jaguatirica, em Campina Grande do Sul, orientada pela professora Lia Aurélia Santini de Oliveira de Melo.
Relevância Qualitativa
Além de contabilizar resultados quantitativos, o Ler e Pensar inicia a fase de avaliação qualitativa, com avaliação junto às escolas e Secretarias Municipais de Educação. Esses relatórios servirão para a melhoria contínua do Ler e Pensar, fornecendo à equipe informações sobre os benefícios, dificuldades e resultados do projeto.
Nenhum projeto educacional faz sucesso por acaso, e é por isso que nos orgulhamos em apresentar o Ler e Pensar como um projeto de relevância educacional, com metodologia e impactos efetivos na melhoria da qualidade da educação e da leitura. Essa qualidade pode ser comprovadas por:
O Ler e Pensar é referência nacional entre os programas de jornal e educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), e conta com a chancela da UNESCO.
A melhoria dos índices de leitura, escrita e interpretação pode ser percebida por meio do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nada menos que 80% dos municípios, elevaram suas notas na avaliação nacional.
Pela sua qualidade, seriedade, resultados e compromisso dos membros da equipe, o Ler e Pensar garantiu reconhecimento do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e ficou entre os finalistas do Prêmio ODM Brasil.
E isso é só uma pincelada dos resultados proporcionados pelo projeto, que atingiu esse patamar, graças aos seus parceiros, aos participantes comprometidos (secretarias, escolas, professores, patrocinadores e apoiadores) envolvidos com a educação e com uma equipe competente, que ama o que faz.