Vestibulandos se disseram surpreendidos com as três propostas de produção de textos da segunda fase para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), iniciada ontem. O vestibular entra hoje no segundo dia, com testes específicos relacionados aos cursos escolhidos. Ontem, mais de 8 mil responderam provas objetivas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira e a "temida" produção de textos.
Além das questões objetivas, na produção de textos os vestibulandos tiveram três desafios. No primeiro, escrever o último parágrafo de um texto pronto sobre a relevância da aparência na obtenção de um emprego no mercado de trabalho. O segundo teste tratava-se de uma charge sobre a relação do desmatamento no Brasil com a Conferência Rio + 20 cujo contexto deveria ser sintetizado pelo vestibulando em algumas linhas. Na terceira produção, o candidato foi convidado a elaborar um comentário, endereçado diretamente a Carlos Drummond de Andrade, sobre o poema "A Sombra do Homem que Sorriu".
"Eram questões muito abertas", queixou-se o estudante Mateus Pinheiro da Cunha, 18, vestibulando de Psicologia. Mateus avaliou ter se saído bem nos testes de alternativas, mas ficou em dúvida sobre como foi o desempenho dele na produção dos textos. "Tive dificuldade em sintetizar a charge, mas sinto que estou no páreo", avaliou-se. Nesta terça-feira, enfrenta questões de Biologia, Filosofia e, confessa ter "um pouco de medo" da prova de Sociologia pelo mesmo motivo das redações. "As questões de Sociologia geralmente também são muito amplas e subjetivas."
"Gostei das propostas dos textos", disse, confiante, o estudante Daniel Juliani Braga, 17. Na disputa por uma vaga em Engenharia Civil, ele disse que, para vencer o ponto fraco da maioria dos candidatos escrever e comunicar-se adequadamente nas redações teve que correr atrás. "Fiz vários cursos de redação e me preparei. Achei os temas muito interessantes e consegui ir muito bem", atestou, extremamente confiante.
Segundo a organização do vestibular, apenas 358 vestibulandos faltaram às provas (4,19% de abstenção). A avaliação sobre o primeiro dia da 2ª fase foi de tranquilidade. "Tudo correu muito bem. O trânsito, que era uma preocupação, fluiu excelentemente", analisou Cristina Simon, coordenadora do vestibular da UEL. Para o segundo dia de provas, dois alertas: "Os candidatos não podem esquecer o documento de identificação e devem ter cuidado com o tempo na hora de passar a limpo os rascunhos das 12 questões discursivas."
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião