• Carregando...

Termina nesta terça-feira, 31, o prazo para as escolas públicas inscreverem seus alunos na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A informação foi divulgada no site do MEC (www.mec.gov.br). Mais de 5,5 milhões de estudantes de 5.ª a 8.ª série do ensino fundamental e médio já se inscreveram.

Os estudantes vão resolver uma série complicada de problemas da disciplina. A Olimpíada de Matemática é uma iniciativa conjunta do MEC, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Ministério do Esporte e de empresas estatais.

"A competição é um verdadeiro sucesso por ser uma iniciativa pioneira de âmbito nacional. O importante é que a olimpíada não se resume em dar prêmios. É uma bolsa de estudo para os alunos e oportunidade de aperfeiçoamento para os professores. Ela vai produzir um impacto positivo na área da matemática no Brasil", diz a professora Lúcia Lodi, diretora de Políticas de Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

A olimpíada, que visa estimular o estudo de matemática, a identificação de talentos e a abertura de caminhos nas áreas científica e tecnológica, tem o lema Somando Novos Talentos para o Brasil. A iniciativa aproxima alunos e professores, que treinarão juntos. A função dos mestres será a de incentivar os pupilos a desenvolver habilidades e métodos de pensamento e trabalho. A maioria dos alunos tem sérias dificuldades com os números e não atinge os índices mínimos de desempenho nesta área, conforme apontam os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A Obmep é dividida em três níveis: alunos de 5ª e 6ª séries, de 7ª e 8ª, e estudantes do ensino médio. As provas serão aplicadas em duas fases. A primeira, em 16 de agosto, é objetiva, com 20 questões de múltipla escolha. Os alunos farão a prova na escola onde estudam. A segunda, em 8 de outubro, será discursiva, com seis a oito questões, diferenciadas por nível.

Prêmios

Os vencedores serão premiados com 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Os 2.001 primeiros colocados receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos 100 melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Impa, vinculado ao MCT. As escolas dos 27 alunos mais bem classificados ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. Trabalham na olimpíada 51 coordenadores regionais em todo o país.

As fichas de inscrição devem ser preenchidas pelas escolas e enviadas ao Impa/Obmep para a Caixa Postal 34021, CEP 22460-320, Rio de Janeiro (RJ). O formulário está disponível na internet. Mais informações pelos telefones 0800-616161 e (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico contato@obmep.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]