Termina nesta terça-feira, 31, o prazo para as escolas públicas inscreverem seus alunos na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A informação foi divulgada no site do MEC (www.mec.gov.br). Mais de 5,5 milhões de estudantes de 5.ª a 8.ª série do ensino fundamental e médio já se inscreveram.
Os estudantes vão resolver uma série complicada de problemas da disciplina. A Olimpíada de Matemática é uma iniciativa conjunta do MEC, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Ministério do Esporte e de empresas estatais.
"A competição é um verdadeiro sucesso por ser uma iniciativa pioneira de âmbito nacional. O importante é que a olimpíada não se resume em dar prêmios. É uma bolsa de estudo para os alunos e oportunidade de aperfeiçoamento para os professores. Ela vai produzir um impacto positivo na área da matemática no Brasil", diz a professora Lúcia Lodi, diretora de Políticas de Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).
A olimpíada, que visa estimular o estudo de matemática, a identificação de talentos e a abertura de caminhos nas áreas científica e tecnológica, tem o lema Somando Novos Talentos para o Brasil. A iniciativa aproxima alunos e professores, que treinarão juntos. A função dos mestres será a de incentivar os pupilos a desenvolver habilidades e métodos de pensamento e trabalho. A maioria dos alunos tem sérias dificuldades com os números e não atinge os índices mínimos de desempenho nesta área, conforme apontam os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A Obmep é dividida em três níveis: alunos de 5ª e 6ª séries, de 7ª e 8ª, e estudantes do ensino médio. As provas serão aplicadas em duas fases. A primeira, em 16 de agosto, é objetiva, com 20 questões de múltipla escolha. Os alunos farão a prova na escola onde estudam. A segunda, em 8 de outubro, será discursiva, com seis a oito questões, diferenciadas por nível.
Prêmios
Os vencedores serão premiados com 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Os 2.001 primeiros colocados receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos 100 melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Impa, vinculado ao MCT. As escolas dos 27 alunos mais bem classificados ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. Trabalham na olimpíada 51 coordenadores regionais em todo o país.
As fichas de inscrição devem ser preenchidas pelas escolas e enviadas ao Impa/Obmep para a Caixa Postal 34021, CEP 22460-320, Rio de Janeiro (RJ). O formulário está disponível na internet. Mais informações pelos telefones 0800-616161 e (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico contato@obmep.org.br.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são