O Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, de 4 a 7 de abril, o curso "Sistema Brasileiro de Classificação de Solos: Atualização, Aplicações e Perspectivas", ministrado pelo pesquisador Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas. De segunda a quarta-feira, o curso se desenvolverá no Pequeno Auditório da Reitoria, no Campus Central da UEPG (bloco A). Na quinta-feira (7) os participantes farão atividades práticas na Fazenda-Escola Capão da Onça, onde estão instalados diversos perfis de solo.
A professora Márcia Freire Machado Sá, do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da UEPG, está à frente da coordenação do curso e destaca a importância do tema para a preservação do solo, a partir da sua correta classificação e manejo. Nesta primeira oportunidade, segundo a professora da UEPG, o curso tem como público alvo os alunos de graduação e pós-graduação em Agronomia e áreas afins, bem como professores da instituição. Ainda para esse primeiro semestre, provavelmente em junho, ela anuncia uma nova edição do evento, voltada para os engenheiros agrônomos da cidade e região e profissionais de áreas correlatas.
Entre seus objetivos, o curso visa a atualização de conhecimentos na classificação de solos de alunos, professores e pesquisadores das ciências da terra. Segundo Márcia Machado Sá, o professor Gustavo Ribas Curcio é uma das autoridades mais conceituadas no país nessa área. O conteúdo programático ainda contempla a hierarquia do sistema de classificação; classificação de solos segundo potencial de uso; importância e aplicação de solos no manejo; técnicas de uso e manejo de solos agrícolas; planejamento do uso do solo agrícola.
Mais informações sobre o curso pelo telefone (042) 3220-3090.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano