A prova de redação do vestibular 2005 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pedia aos candidatos para fazer cinco textos. Na primeira questão, era dado um trecho de uma entrevista com o ex-jogador de futebol Tostão. Nesse trecho há o registro do relato dos acontecimentos feito oralmente por Tostão. O candidato deveria então sintetizar as informações contidas nas perguntas e respostas do texto, organizando-as e apresentando-as em um texto de, no máximo, 10 linhas, redigido em terceira pessoa e em linguagem adequada às normas do português escrito.

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Na segunda questão, era dado duas citações de grandes figuras históricas e o fragmento de um editorial. O candidato deveria a partir daí confrontar as declarações, explicitando de que forma elas se opunham à liberdade de imprensa ou a apoiavam, em um texto de no mínimo 10 e no máximo 15 linhas.

Na terceira questão, era dado um texto no qual o autor citava Machado de Assis: "após a Guerra do Paraguai, os relógios passaram a andar mais depressa". Em um texto de até cinco linhas, sem título, o candidato deveria explicitar a concepção de tempo que está implícita na frase do escritor.

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Na quarta questão, tomando como base dois textos, o candidato deveria comparar os motivos da expansão populacional de Londres no século XIX e de Brasília. O texto deveria ter no máximo 10 linhas e não poderia ter título.

Na quinta e última questão da prova, o candidato deveria se basear em duas charges, mais um texto e nos textos utilizados para a quarta questão. O texto deveria ser escrito em prosa, de 17 a 20 linhas, e deveria abordar a organização da vida urbana. O texto deveria contemplar pelo menos um dos seguintes tópicos:

• Ocupação do espaço urbano.• Infra-estrutura para a população na cidade.• Qualidade de vida.• Acesso a bens culturais.• Verticalização da arquitetura urbana.

O candidato era orientado a observar o seguinte:

• Fazer uso de informações ou posicionamentos fornecidos nos textos e charges de referência.• Manifestar de forma clara o posicionamento pessoal diante do assunto.• Dar um título ao texto.

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