Desde o ano passado, o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é realizado em duas fases. Em 2005, a primeira etapa será no dia 20 de novembro, com a prova de Conhecimentos Gerais. A segunda acontece nos dias 11 e 12 de dezembro. Haverá uma prova comum a todos os candidatos, a de Compreensão e Produção de Textos, e provas específicas diferenciadas por curso.
UFPR 2A prova de Compreensão e Produção de Textos, que todos os candidatos deverão fazer, será realizada no dia 11 de dezembro. Terá o valor de 60 pontos e será constituída de dez questões objetivas, valendo dois pontos cada uma; e de questões discursivas, de valor variável, que totalizarão 40 pontos. No dia 12 de dezembro, os candidatos farão as provas específicas determinadas pelo curso.
Delícia de recreioDesde agosto, o Colégio Opet, em Curitiba, realiza uma experiência curiosa na hora do recreio.
Três vezes por semana, os alunos têm oportunidade de reviver brincadeiras do tempo da vovó, como cantigas de roda e jogos de peteca, elástico, bolas de gude. Virou mania. A geração criada em apartamento está descobrindo as delícias do passado.
Portas abertasDepois de São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais, agora é a vez do Rio de Janeiro abrir as escolas públicas, nos fins de semana, para atividades com a comunidade. Em Curitiba, o Comunidade Escola, proposta semelhante, teve início no primeiro semestre. Pesquisas comprovam que iniciativa ajuda a diminuir índices de violência em áreas carentes.
Mulheres em fugaO livro Imigração e Etnicidade Violências e Trajetórias de Mulheres em Portugal trata do tráfico de mulheres brasileiras na terra dos patrícios. Segundo os pesquisadores, a maioria delas é jovem entre 20 a 30 anos, vem do Nordeste e é semi-analfabeta ou analfabeta. Uma estimativa do Instituto Europeu para a Prevenção e Controle do Crime aponta a existência de 6,5 mil prostitutas em Portugal. O número exato de brasileiras é uma incógnita.
Fúria americanaOs piores furacões que passaram pelos Estados Unidos atingiram a Flórida, Mississippi e Louisiana. O furacão Katrina passou pelo país em agosto último, deixando mais de mil mortos nesses mesmos estados, além do Alabama. O maior número de mortos devido a um furacão foi registrado em 1900. Foram oito mil mortos na cidade de Galveston (Texas).
Fies abre inscriçõesComeçam dia 10 de outubro as inscrições para o Fies programa de financiamento educacional. Este ano, o MEC disponibiliza cem mil vagas. Os benefícios são de até 50% do valor da mensalidade. O estudante que se interessar deve entrar no site www.caixa.com.br e preencher a ficha de inscrição. Ela deve ser entregue na instituição em que o aluno estuda até 31 de outubro.
Naquele tempoA escova de dentes mais antiga da Europa, datada de 300 anos atrás, está entre as peças mais curiosas de uma exposição no museu de arqueologia de Herne (Renânia do Norte, Alemanha). A peça é feita de osso e foi descoberta durante escavações em um antigo hospital de Minden. A escova tem 19 buracos destinados a inserir pêlos de porco que funcionavam como cerdas. Dias melhores vieram.
Ilha do tesouroEstá para ser desenterrado um suposto tesouro, que conteria 800 toneladas de ouro e jóias, escondido há três séculos, por piratas, na ilha chilena Robinson Crusoé. Só tem um problema: a empresa Wagner, que diz ter localizado o lendário lote, se nega a dizer onde ele está. A briga é para saber quem é o dono de tanto ouro e prata quem achou, aos moradores da região ou ao governo. Valor do tesouro: US$ 10 bilhões.
Escola TécnicaEstão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições para os cursos profissionalizantes e de pós-médio da Escola Técnica da UFPR. As inscrições estão sendo realizadas através do site www.nc.ufpr.br. A exemplo do vestibular, o teste para a Escola Técnica tem reserva vagas para cotistas.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião