Começam neste domingo (21), às 15 horas, as inscrições para o vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A abertura ocorre durante a feira "UFPR: Cursos e Profissões", que começou nesta sexta no câmpus do Jardim Botânico (rua Lothário Meissner, 632).

CARREGANDO :)

Como nos dois últimos vestibulares, as inscrições só poderão ser feitas pela internet, no site www.ufpr.br. O prazo vai até as 12 horas do dia 12 de setembro e a taxa é de R$ 75. Quem estiver na feira pode se inscrever em uma sala específica do Núcleo de Concursos. A primeira inscrição será feita com a presença do reitor Carlos Augusto Moreira Júnior.

Como no ano passado, o vestibular será aplicado em duas fases. No dia 20 de novembro, na primeira fase, todos os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais. A segunda fase acontece nos dias 11 e 12 de dezembro. No primeiro dia todos os candidatos enfrentam as provas de Compreensão e Produção de Textos, enquanto que no segundo dia os candidatos de alguns cursos fazem as provas específicas de Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia ou História e os candidatos aos cursos de Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo fazem a prova de habilidade específica.

Publicidade

Mudanças

A UFPR fez uma séria de mudanças para o vestibular 2006. Uma delas é a implantação da categoria dos "treineiros", destinada aos alunos que ainda não completaram o Ensino Médio mas querem conhecer o processo seletivo. Os candidatos regulares eram prejudicados por pessoas que passavam mas não podiam se matricular na universidade.

Também foi implantada uma terceira fase neste vestibular. Os candidatos aos cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística aprovados na segunda fase vão cursar duas disciplinas básicas por um semestre. Para a terceira fase será oferecido o dobro do número de vagas disponíveis nos cursos, mas apenas o número regular de vagas será destinado aos que passarem por esta etapa.

Estudantes que realizaram seus estudos integralmente em escola pública podem optar por fazer o vestibular nas cotas sociais, que reservam 20% das vagas de cada curso. Candidatos negros podem participar das cotas sociais, que também reservam 20% das vagas. As cotas serão aplicadas apenas na segunda fase.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ufpr.br.

Publicidade