O sistema de ensino do litoral do Paraná tem um desafio pela frente com o resultado do primeiro vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do Litoral, em Matinhos. A lista de aprovados foi divulgada às 11h desta quinta-feira e pode ser conferida na seção Aprovados ou no site do Núcleo de Concurso da Universidade (www.nc.ufpr.br). Na opinião do reitor Carlos Arthur Moreira Júnior, os números representam um "desafio" para a educação.
Das 191 vagas oferecidas pela UFPR Litoral, 59 foram ocupadas por moradores locais. O resultado equivale a 30,89% do total de aprovados. A maioria desses aprovados preencherá vagas nos cursos técnicos oferecidos pela instituição.
Das 131 vagas oferecidas nos cursos técnicos Agroecologia, Enfermagem, Hotelaria e Transações Imobiliárias 54 serão preenchidas por calouros que residem no litoral. Das 60 vagas ofertadas para os cursos superiores, Fisioterapia e Gestão Ambiental - cinco ficaram com os moradores locais. Na avaliação de Moreira Júnior, as chances de aprovação são praticamente iguais entre os candidatos do litoral e os de fora.
Porém, para os cursos de graduação a diferença é mais elástica. "No nível superior os candidatos do litoral tem dez vezes menos chances do que um candidato de Curitiba. Isso sinaliza um enorme desafio". Para os próximos concursos, o reitor espera que os candidatos do litoral sejam aprovados em maior número. "Vamos procurar o governo do estado e as prefeituras das cidades do litoral para procurar melhorar a qualidade de ensino médio e fundamental no litoral", explica Moreira Júnior.
Do total de vagas preenchidas, todas as destinadas a estudantes de escolas públicas foram ocupadas. Das 26 vagas destinadas a negros nos cursos técnicos, 24 foram preenchidas; das 12 oferecidas para os cursos superiores, foram ocupadas três. As vagas que sobraram foram preenchidas por estudantes da listagem geral de candidatos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião