O sistema de ensino do litoral do Paraná tem um desafio pela frente com o resultado do primeiro vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do Litoral, em Matinhos. A lista de aprovados foi divulgada às 11h desta quinta-feira e pode ser conferida na seção Aprovados ou no site do Núcleo de Concurso da Universidade (www.nc.ufpr.br). Na opinião do reitor Carlos Arthur Moreira Júnior, os números representam um "desafio" para a educação.

CARREGANDO :)

Das 191 vagas oferecidas pela UFPR Litoral, 59 foram ocupadas por moradores locais. O resultado equivale a 30,89% do total de aprovados. A maioria desses aprovados preencherá vagas nos cursos técnicos oferecidos pela instituição.

Das 131 vagas oferecidas nos cursos técnicos – Agroecologia, Enfermagem, Hotelaria e Transações Imobiliárias – 54 serão preenchidas por calouros que residem no litoral. Das 60 vagas ofertadas para os cursos superiores, Fisioterapia e Gestão Ambiental - cinco ficaram com os moradores locais. Na avaliação de Moreira Júnior, as chances de aprovação são praticamente iguais entre os candidatos do litoral e os de fora.

Publicidade

Porém, para os cursos de graduação a diferença é mais elástica. "No nível superior os candidatos do litoral tem dez vezes menos chances do que um candidato de Curitiba. Isso sinaliza um enorme desafio". Para os próximos concursos, o reitor espera que os candidatos do litoral sejam aprovados em maior número. "Vamos procurar o governo do estado e as prefeituras das cidades do litoral para procurar melhorar a qualidade de ensino médio e fundamental no litoral", explica Moreira Júnior.

Do total de vagas preenchidas, todas as destinadas a estudantes de escolas públicas foram ocupadas. Das 26 vagas destinadas a negros nos cursos técnicos, 24 foram preenchidas; das 12 oferecidas para os cursos superiores, foram ocupadas três. As vagas que sobraram foram preenchidas por estudantes da listagem geral de candidatos.