A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta segunda-feira (14) a lista de obras literárias exigidas para o vestibular 2006. A instituição recomenda a leitura integral dos livros, cujos conteúdos serão cobrados na prova de Literatura. Os candidatos podem ler qualquer versão integral das obras, independente da editora.
Para a UFPR, o conhecimento das obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam. Também é necessário conhecer o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra.
Confira a lista:
Meus poemas preferidos - Manuel Bandeira Seminário dos ratos - Lygia Fagundes Telles Leão-de-chácara - João Antonio Terras do sem fim - Jorge Amado Muitas Vozes - Ferreira Gullar Como e porque sou romancista - José de Alencar Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida Dom Casmurro - Machado de Assis O pagador de promessas - Dias Gomes O santo e a porca - Ariano Suassuna
Dos dez títulos, seis permaneceram os mesmos da lista de livros pedidos para o vestibular 2005. As obras "novas" são: Leão-de-chácara; Muitas Vozes; Como e porque sou romancista; e Dom Casmurro. Veja as obras literárias exigidas para o último vestibular na seção Livros.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura