A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta terça-feira (17) as notas dos primeiros e últimos colocados nos diferentes cursos do vestibular 2016/2017 da universidade. A diferença entre o último cotista aprovado e a menor nota na concorrência geral ultrapassa 200 pontos nos cursos mais concorridos.
Veja a relação de desempenho por cursos no site do Núcleo de Concursos
Confira a lista dos aprovados no vestibular da UFPR
Uma das maiores diferenças foi registrada no curso de Arquitetura e Urbanismo, em que o último aluno que entrou por cotas tirou nota 411,944, 282,223 menos pontos que o último aprovado pela concorrência geral, que alcançou 694,167 pontos.
Na seleção para o curso de Medicina, em Curitiba, o mais concorrido do vestibular da instituição, o último calouro aprovado por cotas teve nota 610,845, 169 pontos a menos que o último aluno que ingressou na universidade pela concorrência geral, com nota 780,459.
Diferença racial e de renda
Neste concurso vestibular, os pretos, pardos e índios tiveram notas muito menores que seus colegas cotistas brancos tanto se comparados aos estudantes de renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita quanto se forem considerados os candidatos de maior renda, mas de escola pública.
Os alunos brancos de escola pública, se comparados com pretos, pardos e índios chegam a ter mais de 100 pontos à frente. Em Medicina Veterinária, por exemplo, o último aluno branco que passou por cotas na categoria de escola pública (de renda familiar maior que 1,5 salário mínimo per capita), tirou nota 548,036, 129,395 pontos a mais que o último aprovado nas cotas raciais independentemente da renda.
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”
Deixe sua opinião