A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi eleita a melhor universidade do estado e a 36ª melhor da América Latina no ranking de universidades latino-americanas da revista Times Higher Education (THE). A instituição melhorou de posição em relação a 2018 e agora ocupa o 10º lugar entre as universidades federais.
Na pontuação geral, a instituição também aumentou as notas, que estavam em uma faixa de 38.9 a 42.3 em 2017, para 59.4 em 2018. Como resultado, saiu do grupo das instituições que conseguiram notas equivalentes às posições 51ª a 60ª e passou a ocupar o 36º lugar.
Metodologia
A nota do Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings é composta por cinco critérios: ensino, volume e qualidade de pesquisa, citações em outras pesquisas, reconhecimento internacional, e retorno para a indústria. Nesta edição, a UFPR melhorou a pontuação em quatro dos cinco conceitos.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa nas universidades brasileiras cresce em quantidade e qualidade
O ranking é realizado pela THE DataPoints, uma plataforma de informação sobre ensino superior e pesquisa, que avalia 129 instituições públicas e privadas de ensino superior da América Latina.
Outras universidades paranaenses também compõem o ranking das melhores instituições da América Latina. A PUC-PR ficou na 41ª posição do ranking, com pontuação geral de 56,6. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ocupa a 49ª posição, com 54,4 pontos.
A UEM ficou no grupo das instituições com notas correspondes às posições 71ª a 80ª. A UEPG, no grupo das 91 a 100ª posições. Já a Unioeste ficou no grupo das instituições que ocupam a partir da 101ª colocação.