O curso de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmou na semana passada um convênio com a Universidade de Firenze para que doutorandos possam fazer parte dos estudos na Itália e ter dupla certificação.
O acordo de tutela compartilhada estabelece que os alunos passem um ano na instituição estrangeira e depois retornem à UFPR. Segundo o diretor do curso de Direito, Marcelo Ricardo Fonseca, o estudante terá orientadores nas duas universidades, assim como a banca será composta por professores de ambas as instituições. "Faltam algumas regras mais específicas para serem definidas e passar pelo colegiado, mas o acordo já vale para este ano", diz.
Podem participar estudantes que ingressaram no doutorado pelos processos seletivos de 2011 ou 2012. Para conseguir bolsa, o procedimento é o mesmo dos programas "sanduíche" nos quais estudantes fazem parte da pós-graduação em uma universidade estrangeira , ou seja, é possível conseguir auxílio em instituições de fomento, como Fundação Araucária, Capes e CNPq.
Por enquanto, o convênio só vale para alunos que têm projetos nas linhas de pesquisa sobre Teoria e História do Direito e Teoria e História dos Direitos Humanos, que são as áreas de destaque da Universidade de Firenze.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula