Émersom Mesquita de 17 anos e Priscila Nascimento de Freitas, 22, ambos de Matinhos, foram os primeiros alunos a se inscreverem no primeiro Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Litoral. As inscrições, ambas para o curso de Fisioterapia, aconteceram na tarde desta segunda-feira durante a inauguração do novo campus.
O Ministro da Educação Tarso Genro, o governador do estado Roberto Requião, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldair Rizzi, o Reitor da UFPR - Carlos Moreira Júnior, Francisco Carlim dos Santos (mais conhecido como Xiquinho) e Miguel Jamur, prefeitos de Matinhos e Guaratuba respectivamente, estiveram presentes. Além das autoridades muitos moradores da região foram prestigiar o evento.
Durante o discurso rápido de Tarso Genro, o ministro afirmou que "é extraordinário o evento, não só para o Paraná, mas para o Brasil. Rizzi salientou que a inauguração do campus em Matinhos é "resultado de dois anos de muito esforço e cooperação do governo do estado". Para Xiquinho a data marca o "início das mudanças necessárias para que o litoral paranaense possa se desenvolver". Roberto Requião, último a discursar, cobrou do ministro mais recurso da União e afirmou que "tudo que o governo federal fizer em relação a educação no Paraná, o governo estadual banca", lembrando que foi o estado que forneceu as instalações para o campus com a compra da Associação Banestado, por R$ 2,8 milhões. Estão previstas obras no valor de R$ 8 milhões.
Inscrições As inscrições serão feitas somente pela Internet, no site - até às 14 horas do dia 6 de junho.
Vagas e cursosSerão oferecidos dois cursos de nível superior e quatro para o nível profissionalizante. Segundo o reitor da UFPR "os cursos de nível superior são novos na universidade e irão auxiliar a economia do litoral e proporcionam a quem buscava tal formação a possibilidade de fazê-la em universidade pública."
Superior: - Fisioterapia com 30 vagas, turno diurno; - Gestão Ambiental, 30 vagas, também diurno.
Profissionalizante:- Técnico em Agroecologia com ênfase em Aqüicultura, 36 vagas, diurno;- Técnico em Enfermagem, 25 vagas, noturno; - Técnico em Hotelaria, 35 vagas, noturno; - Técnico em Transações Imobiliárias, 35 vagas, noturno.
ProvaAs provas do processo seletivo para a UFPR Litoral será nos dias 19 de junho - primeira fase para os cursos de nível superior e para os cursos profissionalizantes, e 3 de julho a segunda fase para os cursos de nível superior. As provas acontecem sempre no período da tarde e no Litoral. As aulas começam dia primeiro de agosto.
Cotas Também para a UFPR Litoral serão aplicadas as cotas, com 20% de vagas para as sociais e para as raciais. "O processo será o mesmo que o aplicado no vestibular 2005 da UFPR. Os negros terão que comprovar sua fenotipia negra e os alunos de escola pública que cursaram o ensino médio e o fundamental em escola pública", explica Carlos Moreira Júnior.
Local O campus da UFPR no Litoral funcionará nesta primeira fase em Matinhos, nas antigas instalações da Associação Banestado que estão sendo reformadas. A Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) repassará os recursos da reforma por meio de convênio.
Confira na agenda outras datas de vestibulares de inverno 2005 das Universidades do estado do Paraná