Desde a segunda-feira, dia que inaugurou e iniciou o período de inscrições para o vestibular de inverno da Universidade Federal do Paraná do Litoral (UFPR Litoral), a instituição recebeu, até o fim da tarde desta terça-feira, 333 pré-inscrições para o exame. O curso mais procurado, segundo a assessoria, é o de Fisioterapia, totalizando 166 pré-inscrições. Gestão Ambiental e Técnico em Enfermagem somaram 68 e 47, respectivamente.
A coordenadora para implantação da UFPR Litoral, Cintia Cristina Zaruch Calixto, afirmou que os números são animadores e adiantou que o Governo Federal já autorizou a contratação de 51 professores para compor o corpo docente da instituição. "Iremos abrir concurso público para contratar 21 professores para os cursos profissionalizantes e 30 para os de graduação", contou a coordenadora.
Inscrições As inscrições para o vestibular serão feitas somente pela Internet, no site - até às 14 horas do dia 6 de junho.
Vagas e cursosSuperior: - Fisioterapia com 30 vagas, turno diurno; - Gestão Ambiental, 30 vagas, também diurno.
Profissionalizante:- Técnico em Agroecologia com ênfase em Aqüicultura, 36 vagas, diurno;- Técnico em Enfermagem, 25 vagas, noturno; - Técnico em Hotelaria, 35 vagas, noturno; - Técnico em Transações Imobiliárias, 35 vagas, noturno.
ProvaAs provas do processo seletivo para a UFPR Litoral será nos dias 19 de junho - primeira fase para os cursos de nível superior e para os cursos profissionalizantes, e 3 de julho a segunda fase para os cursos de nível superior. As provas acontecem sempre no período da tarde e no Litoral. As aulas começam dia primeiro de agosto.
Cotas Também para a UFPR Litoral serão aplicadas as cotas, com 20% de vagas para as sociais e para as raciais. "O processo será o mesmo que o aplicado no vestibular 2005 da UFPR. Os negros terão que comprovar sua fenotipia negra e os alunos de escola pública que cursaram o ensino médio e o fundamental em escola pública", explica o reitor da UFPR Carlos Moreira Júnior.
Local O campus da UFPR no Litoral funcionará nesta primeira fase em Matinhos, nas antigas instalações da Associação Banestado que estão sendo reformadas. A Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) repassará os recursos da reforma por meio de convênio.
Comissão da Câmara dos EUA aprova PL para barrar entrada de Moraes no país
Em baixa, Lula tenta acelerar PIB com saque do FGTS; medida pressiona inflação e juros
Citando Brasil, governo Trump chama de antidemocrática censura contra empresas dos EUA
O que Lula quer com a reforma ministerial; ouça o podcast