Ambiente virtual levou a maior participação dos alunos e discussões mais produtivas.| Foto: Globaloria.

A dinâmica da sala de aula passou por mudanças nos últimos anos, com o aumento da presença de novas tecnologias no cotidiano dos estudantes. As mudanças nem sempre ocorrem de modo mútuo – a presença das novas tecnologias ainda é maior no uso pessoal dos alunos do que como uma ferramenta de ensino adotada pelos professores. 

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Na universidade de Richmond, na Virgínia, o professor Bill Bergman fez um experimento de adoção do uso típico que os alunos fazem das novas tecnologias, aplicando na criação de uma sala de aula online para a disciplina de Marketing Digital. 

O projeto, que durou cinco semanas durante o período letivo adicional nas férias deste ano, aumentou a participação dos alunos, gerou discussões mais produtivas e elevou as notas dos alunos. Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, Bergman falou sobre os resultados da experiência. Confira:

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Como surgiu a ideia de levar as discussões para uma plataforma digital? Que tipos de problemas essa mudança visou resolver? 

O chefe do meu departamento me perguntou em janeiro se eu estaria interessado em lecionar uma disciplina online de Marketing Digital durante as férias de verão, como eu havia feito no ano anterior e como faço durante o semestre regular. Nós dois pensamos que Marketing Digital seria a disciplina ideal para ser ensinada online. Ao invés de falar sobre questões de marketing digital em um ambiente de sala de aula, ensinar online ofereceu um meio perfeito para demonstrar aos alunos como isso funciona em um ambiente mais prático. A teoria de Marketing Digital é entendida melhor quando pode ser vista empiricamente, em vez de ser discutida em uma sala de aula tradicional. Também acreditamos que teria maior interesse dos alunos em uma disciplina online, comparado a uma disciplina ministrada no campus. Tínhamos 20 alunos na disciplina online nesse período, e outros 12 estavam na lista de espera e ao conseguiram vagas, em comparação a apenas nove alunos matriculados na disciplina tradicional no período anterior. 

Há um método específico para ensinar em uma disciplina digital? Quais são as diferenças para uma sala de aula tradicional? 

As instruções precisam ser mais organizadas para uma disciplina digital do que para um ambiente tradicional. Já que os alunos não podem levantar a mão para fazer perguntas, uma sala de aula digital precisa ser muito bem organizada. Os alunos precisam de um currículo detalhado que define cada lição, datas de entrega, notas... Nada pode ser deixado em aberto. Além disso, salas de aula digitais ficam abertas 24 horas por dia. Um instrutor online precisa entender que os alunos estão participando em horários diferentes e isso exige a atenção do instrutor em horários diferentes do dia e da noite, ao contrário de se dedicar simplesmente durante uma aula de 1 ou 1,5 hora em um ambiente tradicional. Isso não significa que o instrutor precisa estar disponível o tempo todo; apenas significa que ele precisa acompanhar mais do que o normal. 

Quais mudanças você observou na participação e no desempenho dos estudantes? As suas notas foram afetadas pelas mudanças? 

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Os estudantes participaram mais na disciplina online do que em uma sala de aula tradicional. Foi perceptível imediatamente. Os 20 alunos da turma eram surpreendentemente participativos. Eles fizeram mais mil postagens no nosso grupo no Facebook durante as cinco semanas de aula. Em comparação com os meus alunos do período tradicional, os estudantes da turma online conseguiram demonstrar um conhecimento igual ou maior dos conteúdos do currículo. O fascinante foi o quanto os alunos online conseguiram ensinar os próprios colegas sobre os conteúdos apenas postando exemplos de tópicos que discutimos a cada semana. Eu percebi que os alunos interagiram uns com os outros de modo muito melhor do que na sala de aula tradicional. Isso levou a mais trocas e a uma experiência acadêmica e desempenho melhores. As notas da turma online foram um pouco mais altas do que da turma tradicional. 

Você notou alguma diferença no seu trabalho – diferenças no ensino ou pesquisa depois do experimento? 

Com certeza! Apesar de terem se passado poucas semanas desde que a disciplina terminou, eu já estou considerando mudanças de ensino para a minha turma regular no próximo semestre. Eu com certeza pretendo usar uma plataforma digital ou mídias sociais, como um grupo privado no Facebook, durante o semestre para permitir aos alunos compartilharem informações sobre os tópicos das aulas. Além disso, estou considerando usar aulas virtuais e vídeos ocasionalmente para substituir algumas aulas presenciais durante o semestre. Depois desse período, eu acredito que o melhor uso do ensino online é um “híbrido” que mistura aprendizagens tradicional e digital. 

Quais foram as desvantagens do experimento? O que você faria diferente? 

Ensinar online foi muito mais difícil e exigente do que eu esperava. Houve muito esforço em criar os onze vídeos que usamos durante as cinco semanas, antes de o período começar. Entretanto, o comprometimento foi maior do que eu esperava, quando percebi que os alunos participaram em horários diferentes do dia. O meu desafio foi responder rapidamente para que eu pudesse entrar em contato enquanto eles estivessem online e assim pudéssemos ter um diálogo de aluno e professor. Eu percebi que o período mais ativo foi das 22:30 à 1:00, de segunda a sexta. Isso atrapalhou o meu cronograma normal de descanso por cinco semanas. Além disso, eu passei uma avaliação por semana para ser entregue à meia noite de sexta. Essas avaliações eram compostas de um texto curto e eu dei as notas no sábado para que os alunos pudessem deixar para trás as tarefas da semana anterior e seguir em frente. Eu não faria muita coisa diferente, exceto tentar achar um jeito melhor de testar os conhecimentos dos alunos. Isso é muito difícil porque provas tradicionais podem não ser a melhor opção de avaliação. Ver os alunos participarem online me deu uma ferramenta de avaliação melhor do quanto cada um deles estava aprendendo em comparação com uma prova escrita. 

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De modo mais geral, como você avalia esse método de ensino e aprendizagem para o sistema educacional? 

Ensinar online em um ambiente digital é algo que veio para ficar. Conforme os custos do ensino superior continuam a crescer de modo descontrolado, a educação online oferece um custo benefício melhor para levar a sala de aula até mais pessoas pagando menos. Entretanto, o que é mais significativo é que as disciplinas online são ministradas em uma plataforma em que os alunos se sentem mais confortáveis se comunicando, ao contrário do ambiente intimidante de uma sala de universidade. Não acredito que algo vai conseguir substituir a interação entre um professor e um aluno em uma sala de aula presencial ou uma interação individual nos horários de assistência do professor. Mas eu também não acreditava que eu poderia ler notícias todos os dias em qualquer coisa que não fosse um jornal de papel nas minhas mãos.