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Um voo virtual pelo mundo

Conheça 10 dicas para fazer seu filho ampliar seus conhecimentos sobre Geografia |
Conheça 10 dicas para fazer seu filho ampliar seus conhecimentos sobre Geografia (Foto: )
Reprodução da perspectiva da Terra disponível pelo Google Earth |

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Reprodução da perspectiva da Terra disponível pelo Google Earth

Visitar vários países, explorando oceanos, montanhas e até mesmo a Lua ou Marte. Essas são as possibilidades apresentadas pelos modernos programas de computador de geoprocessamento. Com mapas virtuais, quase to­­dos os lugares do mun­­­do estão acessíveis aos olhares curiosos de crianças e jovens. Sites co­mo o Google Maps e programas como o Google Earth, possibilitam a visualização de partes do globo na tela do computador em versão cartográfica, imagens de satélite, fotos aéreas e tridimensionais. "Em muitos casos as imagens têm resolução suficiente para perceber características das construções, quantidade de árvores e até de carros em uma paisagem", diz a coordenadora do núcleo de pesquisas de Educação Interativa da Uni­ver­sidade Tuiuti do Paraná, Iolanda Bueno Cortelazzo.

As horas gastas em frente ao computador, esmiuçando a geografia global, podem ser convertidas em momentos de aprendizagem. "Nesse processo a orientação dos pais é fundamental. Uma família que usa a informática e a internet de forma saudável, é aquela em que pais e filhos na­­­vegam jun­­tos, trocando experiências", sustenta o consultor pedagógico da divisão de tecnologia educacional da Positivo Informática, Luca Rischbieter.

Para Iolanda, o maior diferencial dos mapas virtuais é a interatividade. Além da livre escolha de local, escala e tema (vegetação, fronteiras naturais e políticas ou malha de transporte), o usuário ainda tem mobilidade de observação – pode ir para cima e para baixo, para a direita e para a esquer­­­da e rotacionar as imagens.

No Google Earth, há também uma ferramenta que permite ver a transformação na ocupação de um local ao longo do tempo. Se os filhos estão cursando os anos iniciais do ensino fundamental, Iolanda recomenda que os pais incentivem o trabalho com a identificação de elementos geográficos próximos, co­­mo ruas e bairros da cidade, ou a comparação dessas áreas com as de cidades de outros países. "Turmas do 6.º ano em diante podem avançar nos mapas temáticos ou internacionais", opina.

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