A Unicamp registrou uma abstenção de 6,97% no primeiro dia da 2ª fase do Vestibular 2005, neste domingo, em 20 cidades do país: Campinas, São Paulo, Santo André, Bauru, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.
O índice é praticamente o mesmo do ano passado, quando 6,21% dos aprovados para a 2ª fase não compareceram às provas. Dentre as questões da prova de Língua Portuguesa, quatro envolveram a literatura pedida na lista de livros para o Vestibular 2005. Foram citadas as obras 'O Velho da Horta, de Gil Vicente'; 'Angústia, de Graciliano Ramos' e 'Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado'.
A prova de Biologia trouxe questões que remetem a situações do cotidiano, como a de número 16 que abordava os tipos de colesterol. Temas polêmicos e bastante atuais, como as células tronco, também foram contemplados na prova.
Até dia 19, quarta-feira, as provas acontecem nessas 20 cidades. Nesta segunda-feira os candidatos realizam as provas de Química e História. A segunda fase é constituída de oito provas de natureza dissertativa, comuns a todos os candidatos, independente do curso escolhido. A prova de cada disciplina está composta por 12 questões e vale 60 pontos.
A realização obedece à seguinte ordem: português e ciências biológicas, no primeiro dia; química e história no segundo dia; física e geografia no terceiro dia e matemática e língua estrangeira (inglês ou francês) no quarto dia.
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13h, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. A prova começa às 14h. Para a prova, o candidato deve levar o documento original de identidade que indicou na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e régua pequena. É permitido que os candidatos levem à prova, água, sucos, refrigerantes, balas, doces, chocolates e usem roupas leves, como bermudas e shorts, desde que adequados. É vedada a utilização de calculadora, pager, telefone celular, relógio eletrônico, corretivo líquido e boné.
As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Dança, Educação Artística, Música e Odontologia, serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro em Campinas, com exceção de Odontologia que acontecerá no campus de Piracicaba.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo