A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está oferecendo um total de 683 vagas em 58 cursos de graduação para o ano letivo de 2005. Os interessados podem se inscrever até o dia 4 de fevereiro nas secretarias acadêmicas dos câmpus onde a vaga está sendo ofertada. Há vagas para praticamente todos os cursos nos câmpus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo para ingresso por transferências interna e externa e para portador de diploma de curso de graduação para outro curso, modalidade ou habilitação.
Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Rosana Becker Quirino, podem requerer vagas na Universidade alunos de qualquer outra faculdade, seja pública ou privada. Ela explica ainda que o candidato pode requerer vaga "independentemente da série que está cursando na instituição de origem". No entanto, ele deverá ter, no mínimo, um semestre ou um ano cursado. Por exemplo, um aluno que esteja no terceiro ano de Matemática em 2005, poderá requerer uma vaga no curso de Matemática disponibilizada pela Unioeste, independente da série onde a vaga esteja sendo oferecida.
Documentação
Os documentos exigidos para a transferência externa, de candidato proveniente de instituição nacional pública ou privada, são uma via original e oficial do histórico escolar, contendo as seguintes informações: período de realização do processo seletivo; denominação e carga horária das disciplinas nas quais obteve aprovação; aproveitamento de estudos, se houver; e declaração da situação de regularidade acadêmica (declaração de matrícula ou trancamento) para o ano letivo de 2005, caso a referida informação não conste no histórico escolar.
É exigida ainda cópia do ato legal contendo o número e a data de autorização ou reconhecimento do curso da instituição de origem, caso não conste no histórico escolar; documento vistado pela instituição de origem, em que conste o sistema de avaliação do rendimento escolar e a tabela de conversão de conceitos em nota quando for o caso, se não constar no histórico escolar; e cópia do programa de cada disciplina cursada com aprovação, devidamente vistada pela instituição de origem.
Já para a transferência ex officio é necessário documento oficial que determinou a remoção do servidor; documento comprobatório de exercício no órgão público para o qual foi transferido; cópia da certidão de registro civil de nascimento ou de casamento; cópia da certidão de casamento dos responsáveis, quando se tratar de dependente; uma via original e oficial do histórico escolar, contendo as seguintes informações: período de realização do processo seletivo; denominação e carga horária das disciplinas nas quais obteve aprovação; e aproveitamento de estudos, se houver.
É solicitado também declaração da situação de regularidade acadêmica (declaração de matrícula ou de trancamento) para o ano letivo de 2005, caso a referida informação não conste no histórico escolar; cópia do ato legal contendo o número e a data de autorização ou reconhecimento do curso da instituição de origem, caso não conste no histórico escolar; documento vistado pela instituição de origem, em que conste o sistema de avaliação do rendimento escolar e a tabela de conversão de conceitos em nota quando for o caso, se não constar no histórico escolar; e cópia do programa de cada disciplina cursada com aprovação, devidamente vistada pela instituição de origem.
Transferência interna
Quem deseja se transferir para o mesmo curso em mesma modalidade ou habilitação, para o mesmo curso em modalidade ou habilitação diferente ou para curso afim é exigido: histórico escolar; declaração de regularidade da situação acadêmica para o ano letivo de 2005; declaração de notas e freqüências obtidas quando for o caso; cópia do programa de cada disciplina cursada com aprovação ou ainda cursando, devidamente vistadas pela Secretaria Acadêmica de origem, quando se tratar de transferência para outro câmpus, outra modalidade ou habilitação de um mesmo curso ou para curso afim.
Para novo curso, nova habilitação ou modalidade de um mesmo curso o candidato deverá apresentar: cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso que contenha o ato de reconhecimento do mesmo, devidamente vistada pela instituição de origem; cópia do histórico escolar, devidamente vistada pela instituição de origem; cópia do programa de cada disciplina em que for solicitar aproveitamento de estudos, devidamente vistada pela instituição de origem.
Transferência externa
Para a transferência externa (candidato proveniente de instituição estrangeira) é solicitada uma via original e oficial do histórico escolar, contendo as seguintes informações: período da realização do processo seletivo; denominação e carga horária das disciplinas nas quais obteve aprovação; aproveitamento de estudos, se houver; declaração da situação de regularidade acadêmica (declaração de matrícula ou de trancamento) para ano letivo de 2005, caso a referida informação não conste no histórico;
Além de documento autenticado, expedido pela instituição de origem, em que conste o sistema de avaliação do rendimento escolar e a tabela de conversão de conceitos em nota quando for o caso, se não constar no histórico escolar; cópia do programa ou ementa de cada disciplina cursada com aprovação, devidamente vistadas pela instituição de origem.
A documentação deve estar autenticada por autoridade consular brasileira no país onde se localiza a instituição em que o candidato se encontra matriculado, e acompanhada de tradução pública juramentada. A tradução não é necessária quando o candidato for proveniente de instituição de ensino superior de países membros ou associados ao Mercosul.
Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Acadêmica do câmpus de Cascavel, pelo telefone (45) 220-3202 e 220-3205; câmpus de Toledo (45) 379-7000; câmpus de Foz do Iguaçu (45) 575-3228; Marechal Cândido Rondon (45) 254-3216; e câmpus de Francisco Beltrão (46)524-1661. Outras informações estão disponíveis no site da Unioeste ou ainda junto à Pró-Reitoria de Graduação, pelo telefone (45) 220-3058.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião