O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sedia nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de junho, o 4º Simpósio Regional de Mata Ciliar. Mata ciliar é a vegetação presente nas margens de rios, córregos, lagos e lagoas e que cumpre função de proteção aos mesmos. É um sistema sensível à ação antropogênica depredatória. A re-vegetação das matas ciliares, obrigatória e prevista em lei, deve ser realizada com espécies florestais nativas e pode resultar do plantio de mudas, semeadura direta de sementes, ou da regeneração via banco de sementes do solo.
O evento ocorre no auditório do Câmpus de Marechal Cândido Rondon e tem como objetivo envolver entidades, organizações, pesquisadores e associações de produtores rurais na busca de um melhor entendimento da gestão dos recursos naturais. Também há a intenção de realizar intercâmbio de experiências e resultados alcançados em atividades educativas, de pesquisa e extensão, assim como divulgar as experiências desenvolvidas na região Oeste do estado.
A abertura oficial do simpósio está marcada para as 13h30 do dia 8, com palestra sobre "Corredores de Biodiversidade", por Donivaldo do Carmo, gerente do Corredor Iguaçu-Paraná, seguindo depois com palestras sobre "A Problemática da Conservação de Água e Solo", com Devanir dos Santos, da Agência Nacional de Águas (ANA), e às 19h30, com Regina Conceição Garcia, professora da Unioeste, que fala sobre "Apicultura e Biodiversidade Abelhas nas Matas Ciliares".
No dia 9, as atividades serão iniciadas às 8h30, com a palestra "Restauração de Matas Ciliares na Bacia do Rio São Francisco-Minas Gerais", por Antonio Cláudio Davide, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Depois, Alfredo Celso Fantini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fala sobre "Indicador de Regularização de Hidrologia de Superfícies: a Mata Ciliar como Instrumento de Conservação da Água".
No período da tarde, a partir das 14 horas, acontece a palestra sobre "Planejamento e Adequação de Propriedade Rural", pelo professor Nardel da Silva, da Unioeste/Itaipu, e a palestra por Silvia Tessari Freire, do Ministério Público Estadual-PR. Haverá ainda apresentação de pôsteres.
Inscrições
A inscrição pode ser feita com depósito de taxa em nome da Fundecamp, na conta 05315-4 do Banco Itaú, agência 2967, ou na Secretaria Financeira da Unioeste junto ao Câmpus de Marechal Cândido Rondon, localizado à Rua Pernambuco, 1777 centro. A taxa de inscrição é de R$ 50 para acadêmicos e de R$ 55 para profissionais e proprietários. Mais informações pelo telefone (45) 3254-3216.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião