A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia aprovou nesta sexta-feira a concessão do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A homenagem será entregue na próxima sexta-feira, e será a primeira do tipo recebida por Lula após sua condenação na Justiça.
A proposta teve 18 votos a favor, um contra e três abstenções. De acordo com a universidade, a decisão se baseia em fatores como “a relação do ex-presidente com a expansão e a interiorização do ensino público superior”.
O reitor da UFRB, que foi criada durante o governo Lula, comemorou: “É o reconhecimento de uma política acertada na educação e da trajetória de Lula em favor da expansão e interiorização do ensino público superior, em especial no estado da Bahia", disse Silvio Soglia.
Lula se juntará à sambista Dona Dalva e ao engenheiro agrônomo Paulo Jacomine na lista de doutores honoris causa da UFRB. Em julho, o ex-presidente foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele ainda é réu em outros cinco processos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura