Grupo liderado pelo professor Fernando Molin, da UTFPR,já produziu 2.800 litros de álcool em gel para profissionais da saúde.| Foto:
Ouça este conteúdo

As universidades federais de todo o país estão desenvolvendo pelo menos 823 projetos de pesquisas para contribuir com a sociedade durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). É o que aponta um levantamento divulgado, nesta segunda-feira (11), pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

CARREGANDO :)

O estudo também mostra que, além de tentar entender a doença por meio das pesquisas, as instituições uniram forças para frear o avanço do vírus disponibilizando leitos de seus hospitais universitários, produzindo e distribuindo álcool gel, entre outras ações.

Ao todo, elas ofertaram 2.228 leitos normais para tratamento da pandemia e 489 leitos de UTI dos hospitais universitários, sendo que o número total inclui leitos próprios e outros viabilizados em parcerias para a construção e a operacionalização de hospitais de campanha.

Publicidade

As instituições também produziram álcool e produtos sanitizantes, (992.828 litros de álcool gel e 912 mil litros de álcool líquido até o momento), além de realizarem 104 ações de produção de EPIs, que resultaram na produção de 162.964 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6 mil aventais e 2 mil capuzes, além de mais de 55 mil testes para diagnósticos de Covid-19.