A Semana Nacional do Trânsito, que será comemorada em todo Brasil de 18 a 25 de setembro, vai envolver também instituições de ensino superior de Curitiba. A Prefeitura de Curitiba, responsável pela organização geral da semana, vai contar com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Pontifícia Universidade Católica (PUC), da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), do Centro Universitário Positivo (Unicenp) e do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).
Para conhecer melhor o comportamento dos alunos, a UFPR vai fazer uma pesquisa interna de observação que indicará o percentual de alunos que se deslocam de ônibus, de bicicleta, a pé ou de carro, inclusive do número de passageiros por veículo. Na entrada de cada câmpus serão feitas blitze com distribuição de material educativo.
A UFPR tem um núcleo de alunos e professores dedicados ao estudo da psicologia no trânsito e um curso de extensão universitária sobre o uso de bicicletas. A universidade vai aproveitar o conhecimento acumulado para oferecer treinamentos em empresas sobre "mobilidade saudável" - deslocamentos a pé e de bicicleta - que não geram poluição e trazem benefícios à saúde e qualidade de vida para os trabalhadores.
A PUC vai levar a Semana Nacional de Trânsito para dentro da universidade, com uma programação concentrada em um dos mais graves problemas do trânsito: a mistura de álcool e direção. O principal evento na PUC será o fórum "Álcool e Trânsito", com abertura marcada para o dia 21.
A Fepar vai participar de blitze educativas em diversos pontos da cidade para orientação dos motoristas, ciclistas e pedestres. Através de uma peça teatral, a faculdade também quer incentivar a carona solidária, para diminuir o número de veículos que circulam pela cidade com apenas uma pessoa.
O Unicenp vai fazer uma campanha interna de sensibilização dos alunos para a necessidade de um trânsito mais saudável. Serão distribuídos panfletos com orientação sobre direção responsável. Estudantes do curso de Fisioterapia vão fazer apresentações teatrais para alertar sobre as seqüelas que um acidente pode deixar.
Por último, todas as turmas do Uniandrade vão assistir a palestras-relâmpago, de apenas 15 minutos, com vídeos sobre acidentes de trânsito. A direção do centro universitário quer levar a todos os alunos informações sobre as conseqüências sociais, piscológicas e econômicas dos acidentes. As turmas de pós-graduação da área de saúde, especialmente em cursos sobre atendimento de urgência e emergências médicas, vão organizar workshops sobre o mesmo tema.