Conhecer os problemas e, principalmente, apresentar soluções para as questões que envolvem o dia a dia das cidades estão entre os principais atributos que os candidatos às eleições municipais podem apresentar aos seus eleitores. No que se refere especificamente ao planejamento em urbanização, os cursos livres ofertados pela Universidade Positivo (UP) prometem dar uma mãozinha para os candidatos, e também seus eleitores, incrementarem o currículo e planejarem os municípios.
Voltados à área de gestão municipal, os cursos se propõe a analisar o Estatuto da Cidade, o Estatuto da Metrópole e a Metropolização Brasileira e o Plano Diretor Municipal.
Serviço
Aulas: sextas-feiras (à noite) e sábados (pela manhã ou pela manhã e tarde)
Valor: R$ 800 (alunos da universidade têm 30% de desconto)
Local: Universidade Positivo campi Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville) e Praça Osório (Praça General Osório, 125 – Centro)
Informações e inscrições: www.up.edu.br/#cursos-livres/presencial
“Muitos vereadores entram na vida pública sem entender o que é a gestão, a elaboração de leis na questão urbana. Os cursos, no entanto, não são apenas para os candidatos, mas para arquitetos, engenheiros, servidores públicos [e a comunidade em geral]”, conta a professora Mônica de Castro Prosdócimo, arquiteta e urbanista e professora de Planejamento Urbano da Universidade Positivo.
Com carga horária de 20h, os cursos têm por objetivo preparar os alunos para planejar o desenvolvimento urbano das cidades. No curso sobre o Estatuto da Metrópole e Metropolização Brasileira, por exemplo, Mônica conta que serão abordadas questões sobre o funcionamento do estatuto e a integração dos municípios no que se refere às funções públicas comuns, como o transporte.
As aulas serão ministradas nos campi Ecoville e Praça Osório da universidade. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site da instituição.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia