Para grande parte das escolas o tema Copa do Mundo tem sido usado como mais um recurso pedagógico. Na opinião da diretora do colégio Novo Ateneu, Vera Julião, é importante aproveitar o fato de o mundial estar sendo realizado na África do Sul para trabalhar a cultura afro-brasileira em todas as disciplinas. "É muito bom aproveitar este momento e observar as notícias", diz. No Novo Ateneu, um quiz entre os alunos foi realizado antes do início dos jogos. Eles tiveram de fazer pesquisas para subsidiar as respostas escolhidas.

CARREGANDO :)

Nas escolas da rede municipal, o tema está sendo trabalhado há várias semanas. A paixão e o interesse das crianças por futebol fez com que a Copa se transformasse em ponto de partida para os con­­teúdos de sala de aula. O mundial está sendo transformado em diferentes disciplinas. Textos, placares e gráficos são elementos que têm servido para motivar os estudantes a aprender. Na Escola Municipal Colônia Augusta, os 200 estudantes de 1.º ano a 4.ª série participam desde o ano passado de atividades que incluem o continente africano e o futebol. O projeto "África está em Nós" trabalhou a geografia e a política do continente por meio da música, dança, jogos, encenações teatrais e confecção de artesanatos. O resultado é que a escola se transformou num verdadeiro museu temático. Tem até floresta com representações de animais e da fauna africana.

As aulas de informática nas turmas de 5.ª e 7.ª séries do colégio Sion também entraram no clima da Copa. Os alunos confeccionaram tabelas e montaram um guia tu­­rístico, usando os programas Word e Excel. No guia os alunos ti­­nham de escolher pontos importantes da África do Sul, para formular um pacote com duração de 7 dias. "O mais interessante foi quando eles descobriram que a África do Sul não possui apenas uma capital, como os outros países, e tem em torno de 10 dialetos. Isso fez com que eles procurassem a diferença entre dialeto e idioma", dis­­se a professora Priscila Reis, uma das organizadoras da atividade.

Publicidade

No Colégio Dom Bosco, uma atividade no intervalo de aulas está estimulando a participação de crianças e adolescentes de 5.ª a 8.ª séries em atividades esportivas. O "Chute a Gol" começou na quarta-feira passada e segue até o fim desta semana. Cada estudante tem direito a três chutes direcionados numa tabela montada no pátio. Os chutes precisam somar 50 pontos para que o participante passe para a próxima fase. Quem somar mais pontos até o fim desta semana ganha uma bola oficial da Copa do Mundo. Para os menores, da educação infantil à 4.ª série do ensino fundamental, o colégio criou um game no portal da Turminha Dom Bosco, que pode ser acessado por qualquer pessoa (www.turminhadombosco.com.br). Os jogos eletrônicos com o tema da Copa estimulam o raciocínio, segundo ressalta a assessora pedagógica Maria Cláudia Sondhal.