Ouça este conteúdo
A Universidade de São Paulo (USP) determinou que não irá ofertar mais vagas de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, e irá implementar um novo sistema de ingresso de estudantes por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Conselho Universitário aprovou a mudança nesta quinta-feira (10).
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
No ingresso para 2023, os candidatos vão ser convocados pela Fuvest com as notas obtidas pela prova do Enem. Essa nova maneira de ingresso se chamará Enem-USP. O intuito dessa nova forma é dar oportunidade do estudante aprovado via Enem realizar sua matrícula com o ingressante pela Fuvest. Com isso, não dependerá do sistema e do calendário do Sisu.
“Vamos continuar utilizando o Enem, mas inserindo a nota em novo modelo que permitirá maior agilidade e abrangência no processo de chamada e de matrícula dos novos estudantes”, explicou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Segundo a instituição, essa sincronicidade também irá contribuir para as comissões de heteroidentificação, responsáveis por averiguar a autodeclaração dos candidatos que se candidataram nas vagas reservadas por pretos e pardos. Além disso, o intuito é agilizar o processo de integração e inclusão dos novos estudantes para que todos iniciem as atividades da instituição simultaneamente.
A Fuvest será a responsável pelo sistema de inscrições, classificação dos critérios dos cursos e também convocar os candidatos selecionados. Com essa nova implementação do USP-Enem, um edital com o calendário e orientações sobre o sistema será divulgado em breve.