Os candidatos ao vestibular 2005 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão expressamente proibidos de portar telefone celular ou entrar com qualquer tipo de alimento nos locais das provas, que começam neste domingo (16). A decisão foi tomada nesta terça-feira (11) após uma reunião entre a COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos) e representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Transportes Coletivos Grande Londrina, Francovig e servidores da divisão de Segurança da Prefeitura do Campus para definir o esquema de segurança e transporte durante a realização do vestibular. Além da proibição dos celulares, o professor Luiz Rogério Oliveira da Silva, coordenador de Processos Seletivos, anunciou que no final do ano passado a UEL instalou uma antena, de 50 metros, para facilitar a comunicação via rádio entre os seguranças que atuarão no Campus Universitário, nos dias do vestibular. Neste ano, 3.400 pessoas fiscalizarão o concurso.
O professor lembrou que os candidatos devem se apresentar com o comprovante de inscrição (documento que todos os inscritos receberam pelo Correio), com foto datada de 2004 ou 2005 e cópia de identidade, colados, além da carteira de identidade (original), caneta de tinta preta, lápis e borracha. "Em caso de perda do comprovante, basta retirar uma outra via pela internet, acessando o site www.cops.uel.br, disse Silva.
O coordenador da COPS informou ainda que 2.800 fiscais vão atuar no vestibular. Somados ao pessoal de apoio da UEL, serão mobilizadas 3.400 pessoas na segurança do concurso.
O monitoramento do tráfego de trânsito será feito pela CMTU. Nos dias da realização do vestibular, o acesso único ao Campus Universitário será feito pela avenida Castelo Branco. Os candidatos de outros estados farão as provas no Campus e outros instituições de ensino próximas; os da região, em Cambé e Ibiporã; os de Londrina em escolas próximas às suas residências, na maioria dos casos. Tudo para evitar tráfego desnecessário de veículos.
Para evitar transtornos, a organização do vestibular recomenda que o candidato compareça ao local da prova, uma hora antes do início. As provas começam às 14 horas.
Neste ano, estão os 35.562 candidatos inscritos, que disputarão as 3.010 vagas em 41 cursos de graduação, farão as provas em 42 locais diferentes. Além do Campus Universitário, as provas serão realizadas também em outras instituições de ensino superior, colégios e escolas particulares e estaduais de Londrina, Cambé e Ibiporã. Para evitar transtornos, a organização do vestibular recomenda que o candidato compareça ao local da prova, uma hora antes do início. As provas começam às 14 horas.
Provas
No primeiro dia, serão realizadas provas de Conhecimentos Gerais (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia). No segundo dia, 17, será realizada a prova de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa e Língua Estrangeira. No dia 18, será a vez de Conhecimentos Específicos (duas disciplinas selecionadas pelos vários cursos de graduação da UEL, entre: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura brasileira e portuguesa, Matemática, Química e Sociologia).
Na quarta-feira, dia 19, acontecerá a prova de habilidade específica, apenas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Educação Artística, Design de Moda e Música.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais