Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
UFPR

Vestibulandos elegem Química e História como provas mais difíceis

Candidata confiante aguarda o início do exame no local de prova. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Candidata confiante aguarda o início do exame no local de prova. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)
 |

1 de 8

 |

2 de 8

 |

3 de 8

 |

4 de 8

 |

5 de 8

 |

6 de 8

 |

7 de 8

 |

8 de 8

Candidatos que responderam questões de conhecimentos específicos neste segundo dia de vestibular da UFPR elegeram Química e História como as provas mais difíceis. A UFPR informou que o segundo dia de provas teve 630 pessoas ausentes, o que corresponde a 6,69% dos 9.425 de candidatos aptos para essa etapa. O número de classificados é menor do que aquele do primeiro dia de provas, porque para os candidatos de alguns cursos o processo seletivo é encerrado na prova de Compreensão e Produção de Texto, realizado no domingo, quando cerca de 14,5 mil estudantes compareceram para fazer o exame.

Nas provas desta segunda-feira, todas as questões foram discursivas. O tempo destinado para cada prova foi de 2h30, entretanto os candidatos de alguns cursos precisam fazer duas provas, o que lhes deu até 5h para a conclusão do exame. Também contarão com esse tempo os estudantes que têm de fazer provas de Arquitetura e Urbanismo e Design, cursos que cobram habilidades em desenho e percepção espacial.

O vestibulando Gustavo Ziliotto, 21 anos, é um dos estudantes que almeja a área. Na disputa por uma vaga no curso de Arquitetura, ele não achou a prova complicada. "Eram três desenhos, sendo que um deles era uma colagem e outro uma composição. Estou confiante", contou. Já Amanda Ulinski, 17, tenta ingressar no curso de Design. Ela conta sobre as questões que respondeu. "Era para fazer dois desenhos. Em um deles era para desenhar uma feira de frutas, e no outro era para produzir uma imagem em preto e branco", disse.

Letícia Siqueira, 17 anos, respondeu questões de História e Geografia, disciplinas exigidas no processo seletivo para o curso de Pedagogia. Ela conta que teve mais dificuldade nas questões de História. Para Fernando Coimbra, que pretende se tornar calouro de Odontologia, as dez questões de Química exigiram mais do candidato do que as dez de Biologia, outra área do conhecimento exigida na seleção do curso.

De todas as disciplinas cobradas nas provas, Matemática é a mais exigida, sendo obrigatória para 15 cursos diferentes, que vão das engenharias à Economia. Em seguida vem Biologia, com oito, e Química, com seis. Física e História são cobradas na seleção de cinco cursos cada uma; já Filosofia é pedida em três cursos, Geografia em dois e Sociologia em apenas um.

Recepção

Antes de entrar no prédio de Administração do Campus Politécnico, os vestibulandos eram motivadoss com gritos, músicas e palavras de apoio de alunos das engenharias. O veterano Ricardo Berneck, de Engenharia Química, conta que quando fez vestibular os acadêmicos do curso tiveram a mesma iniciativa, e ele mantém a tradição. "Acho que ajuda na calma e confiança na hora de fazer a prova. Gostamos da atitude dos nossos veteranos e por isso estamos fazendo isso para os futuros calouros", diz.

Correção

Após às 21h, a Gazeta do Povo, em parceria com o colégio Bom Jesus e os cursos pré-vestibular Acesso e Dom Bosco, faz a correção da prova e publica vídeos com comentários dos professores sobre as questões de cada disciplina.

Vestibular UFPR 2014/2015 - 2ª fase - 2º dia

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.