O vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será realizado, a partir de dezembro, em duas fases. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (28) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que aprovou a mudança por unanimidade.
Neste ano, a primeira fase do vestibular será no dia 13 novembro, com a prova de Conhecimentos Gerais, que terá 60 questões para os candidatos de todos os cursos. A segunda fase será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, com as provas de Redação, Línguas e Conhecimentos Específicos, para os candidatos aprovados na primeira fase.
No dia 20 de dezembro serão realizadas as provas de habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico, Educação Artística e Música.
O resultado do vestibular será divulgado em janeiro, mas a data ainda não está definida porque, segundo o professor Luiz Rogério Oliveira da Silva, Coordenador de Processos Seletivos (Cops), isso vai depender do número de candidatos classificados para a segunda fase.
A Cops informou também que a concepção pedagógica do concurso não mudará. "O conteúdo e a forma das provas vão continuar os mesmos, até porque o sistema de provas do vestibular da UEL vem sendo muito bem aceito pela comunidade acadêmica e considerado bastante inovador".
Segundo o Luiz Rogério Oliveira da Silva, coordenador de Processos Seletivos da UEL, essa mudança é uma tendência nacional das universidades que têm vestibulares com mais de 35 mil candidatos. "É um volume muito grande de redações e provas para corrigir em uma única vez, fazendo com que o resultado do concurso se prolongue o que aumenta a ansiedade dos candidatos e familiares", disse.
O coordenador lembrou ainda que a antecipação do vestibular para novembro e dezembro é uma antiga reivindicação dos candidatos. "Aqueles candidatos que forem eliminados na primeira fase, por exemplo, poderão prestar vestibular em outras instituições. Além disso, com essa mudança, o ano letivo poderá começar mais cedo, possivelmente, na segunda quinzena de fevereiro", explicou.
A realização do vestibular em duas fase foi uma proposta da Administração da UEL e da Câmara de Graduação, que foi levada ao CEPE e aprovada por todos os Conselheiros. Segundo o coordenador da Cops, o preço público pago pelos candidatos para realização do concursos ainda não foi definido, mas ele informou que os candidatos pagarão apenas uma taxa para realizar as duas fases do concurso.