O vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será realizado, a partir de dezembro, em duas fases. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (28) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que aprovou a mudança por unanimidade.

CARREGANDO :)

Neste ano, a primeira fase do vestibular será no dia 13 novembro, com a prova de Conhecimentos Gerais, que terá 60 questões para os candidatos de todos os cursos. A segunda fase será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, com as provas de Redação, Línguas e Conhecimentos Específicos, para os candidatos aprovados na primeira fase.

No dia 20 de dezembro serão realizadas as provas de habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico, Educação Artística e Música.

Publicidade

O resultado do vestibular será divulgado em janeiro, mas a data ainda não está definida porque, segundo o professor Luiz Rogério Oliveira da Silva, Coordenador de Processos Seletivos (Cops), isso vai depender do número de candidatos classificados para a segunda fase.

A Cops informou também que a concepção pedagógica do concurso não mudará. "O conteúdo e a forma das provas vão continuar os mesmos, até porque o sistema de provas do vestibular da UEL vem sendo muito bem aceito pela comunidade acadêmica e considerado bastante inovador".

Segundo o Luiz Rogério Oliveira da Silva, coordenador de Processos Seletivos da UEL, essa mudança é uma tendência nacional das universidades que têm vestibulares com mais de 35 mil candidatos. "É um volume muito grande de redações e provas para corrigir em uma única vez, fazendo com que o resultado do concurso se prolongue o que aumenta a ansiedade dos candidatos e familiares", disse.

O coordenador lembrou ainda que a antecipação do vestibular para novembro e dezembro é uma antiga reivindicação dos candidatos. "Aqueles candidatos que forem eliminados na primeira fase, por exemplo, poderão prestar vestibular em outras instituições. Além disso, com essa mudança, o ano letivo poderá começar mais cedo, possivelmente, na segunda quinzena de fevereiro", explicou.

A realização do vestibular em duas fase foi uma proposta da Administração da UEL e da Câmara de Graduação, que foi levada ao CEPE e aprovada por todos os Conselheiros. Segundo o coordenador da Cops, o preço público pago pelos candidatos para realização do concursos ainda não foi definido, mas ele informou que os candidatos pagarão apenas uma taxa para realizar as duas fases do concurso.

Publicidade