A segunda fase vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no último domingo trouxe uma imagem de Narciso olhando a si mesmo pela tela do celular, seguida de uma breve explicação sobre o mito grego. A história do rapaz que se apaixona pela própria imagem ao vê-la refletida no lago foi tema da questão um da prova de Redação e Compreensão de Texto.
Autor da ilustração, o chargista paranaense Benett diz que não gosta de fornecer uma explicação para o seu trabalho. Prefere deixar o leitor livre para criar sua própria ideia. Mas diz que o tema da ilustração é “vaidade, sobre o celular como novo espelho do narcisista”.
A crítica não foi à tecnologia, e sim ao ser humano, segundo o autor. Publicada na edição da Gazeta do Povo de 8 de julho deste ano, a imagem foi produzida em um evento de humor de São Paulo, que desafiou o artista a criar tiras com o tema “selfie”. Essa foi uma das três ideias.
O coordenador do programa Eureka, Marlus Geronasso, se arriscou em uma interpretação sobre a questão, que pedia aos candidatos que comparassem as duas versões de Narciso e se posicionassem sobre a crítica apresentada. “A questão mostra o comportamento narcísico de parcela dos jovens, preocupados em como são vistos pelos outros na tecnologia. É [sobre] o jovem que se coloca acima de todas as situações, se preocupa só contigo, é um ser individual”, avaliou.
A psicóloga Bertila Pizatto Souza, que dá aulas de Produção de Texto no Curso Positivo, também interpretou a questão como uma crítica à juventude e sua super exposição nas redes sociais. Ela compara o admirar-se a si próprio de Narciso, o grego, ao que é feito quando se tirar uma selfie. E destaca que o aluno precisava de repertório para escrever sobre um comportamento que é o dele próprio.
Tirinha X charge
Chamada de “charge” no enunciado da questão, a imagem publicada na verdade é uma “tirinha”, segundo seu autor. “A começar pelo formato, que é o de uma tira, como o próprio nome diz”. A charge, muitas vezes, também é publicada no formato horizontal, mas é específica sobre um tema de politica, futebol ou economia, obrigação que a tira não tem. “Ela pode falar de temas atuais, mas é livre. A charge é ancorada por um assunto do momento”.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião