Uma sala de aula completamente destruída. Este foi o resultado do vandalismo ocorrido na noite de quarta-feira (08) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os principais suspeitos são os veteranos do curso de Arquitetura. Um grupo de alunos teria invadido, por uma janela, o 'ateliê dos calouros' - sala com pranchetas especiais para desenho onde os estudantes do primeiro ano têm a maioria das aulas.

CARREGANDO :)

Segundo matéria da Gazeta do Povo desta sexta-feira (10), várias pranchetas foram destruídas, outras desmontadas e empilhadas junto a outros móveis. Os vândalos também jogaram banquetas para o alto, quebrando parte do forro da sala, e sujaram as paredes. Por fim, um recado escrito em uma das mesas que não deixa dúvidas sobre a autoria da depredação: "Bom dia calourinhos. Bem-vindos à 1.ª aula desconstrutivista."

O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, que realizou uma vistoria no local, lamentou a destruição. "Foi uma atitude de falta de respeito para com a instituição. É com tristeza que eu vejo isso, mas é sinal de que nós temos que continuar a educá-los", disse.

Publicidade

O incidente acontece exatamente no momento em que a universidade desenvolve uma campanha de 'trote humano', um incentivo a atitudes de respeito na recepção dos novos alunos. Para o reitor, não há dúvidas de que o vandalismo partiu de veteranos.

O prejuízo ainda não foi calculado. Para Moreira Júnior, o que incomoda não é o dinheiro que será gasto, mas o gesto demonstrado. "São pessoas de nível superior, que deixaram de ter apreço pelo patrimônio público", avaliou. Moreira Júnior determinou a abertura de uma sindicância para apurar as responsabilidades. Em última instância, os autores do vandalismo podem ser expulsos da instituição.

Fórum

Um projeto de lei que está sendo analisada na Câmara Municipal de Curitiba proíbe trotes violentos. Você acha que, se ele for aprovado, vai resolver o problema?? Dê sua opinião no fórum!

Publicidade