Desde janeiro, arraias, tubarões e pinguins entraram na rotina de universitários do litoral paranaense. Uma parceria firmada entre o Aquário Marinho de Paranaguá e universidades locais tem dado aos estudantes a oportunidade de atuar como monitores e aplicar o conhecimento no manejo de animais.
A primeira parceria foi firmada com o câmpus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um novo convênio está sendo viabilizado com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). De acordo com a responsável por Educação Ambiental do aquário, Carolina Virga Meira, por enquanto, a equipe é formada por 17 estagiários de diferentes cursos, número que deve aumentar à medida que os espaços forem ampliados.
Os estudantes que assumem tarefas de monitoria ficam responsáveis pelo atendimento ao público e devem conhecer a fundo cada uma das espécies em exposição. Parte da equipe, no entanto, é designada para o manejo direto dos animais, o que envolve alimentação e tratamento da água.
A bióloga Rafaela Santos Riesco é encarregada pelo treinamento dos estudantes. "Eles chegam animadíssimos e a maioria se interessa mais pelos tubarões e arraias", conta a bióloga. E o treino vai além das aulas teóricas sobre os bichos do aquário. Os alunos trabalham com conceitos de educação ambiental, aprendem a lidar com diferentes tipos de público e, em breve, praticarão mergulho. "Quando o tanque do oceano ficar pronto, serão principalmente os estudantes a mergulhar nele. São 300 mil litros de água salgada", diz Rafaela.
O estudante de Biologia da Unespar Renan Henrique Machado, 20 anos, foi um dos primeiros a serem contratados. "Além de contar como horas de estágio que são obrigatórias no meu curso , eu me dedico ao estudo de invertebrados marinhos na faculdade e aqui há muitos deles." Ele cita anêmonas e ouriços como os animais favoritos no aquário.
Seleção
Embora a maioria das vagas esteja preenchida, o Aquário Marinho de Paranaguá receberá currículos durante todo o ano pelo e-mail ambiental@aquariodeparanagua.com.br. Podem concorrer alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Turismo, Gestão Ambiental, Pedagogia e Letras. Não é exigida experiência na função e os contratos de estágio são de 30 horas semanais com duração, em média, de um ano.