Serviços afetados pela greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Hospital de Clínicas e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram retomados parcialmente nesta quarta-feira (14). A greve da categoria continua, porém, alguns serviços foram liberados para funcionar. Parte dos restaurantes universitários voltou a funcionar, assim como as bibliotecas, laboratórios, central de transportes, centro de computação eletrônica. Serviços também devem ser retomados no Hospital de Clínicas.
A greve não foi encerrada porque não foi fechado acordo em âmbito nacional. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest), não houve avanços nas negociações com o governo federal sobre as reivindicações da pauta nacional. A paralisação segue por tempo indeterminado.
A assessoria de imprensa da UFPR informou que a Reitoria fechou acordo com os grevistas sobre a pauta local de reivindicações. O acordo foi confirmado pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná (Sinditest).
A greve da categoria foi iniciada em 15 de junho e completará três meses nesta quinta-feira (15).
Serviços retomados
O acordo entre a Reitoria da UFPR e o Sinditest prevê que pelo menos 50% dos servidores dos restaurantes universitários (RUs) voltem ao trabalho. O RU do Centro Politécnico voltou a atender toda a comunidade nesta quarta-feira e o RU do campus Agrárias deve ser reaberto na quinta-feira (15).
A exceção é o RU Central, em frente à Reitoria, que ficará fechado até o fim da greve. Nesse local está instalado o Comando de Greve.
Ao menos 50% dos servidores técnico-administrativos das bibliotecas, laboratórios, central de transportes e centro de computação eletrônica e do Hospital de Clínicas também devem voltar ao trabalho.
Situação no Hospital de Clínicas
Apesar do acordo, a assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas informou que ainda não havia registrado o retorno de servidores na manhã desta quarta-feira (14) e que os serviços continuam com restrições.
As cirurgias eletivas continuam canceladas, os exames de raio X são feitos apenas em casos de emergência e as consultas da ortopedia seguem canceladas (por causa da falta do raio X). Vinte leitos da Unidade de Terapia Intensiva, do total de 40, seguem fechados.
A assessoria de imprensa do Sinditest informou que, conforme o acordo firmado com a reitoria da UFPR, 50% dos funcionários do Hospital que estavam em greve retornarão às atividades. O Sindicato informou também que os técnicos do HC ainda não retornaram ao trabalho porque precisam se organizar em escalas. Os serviços no Hospital serão normalizados, segundo a assessoria do Sinditest, ainda nesta quarta-feira ou nos próximos dias.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião