Duas universidades brasileiras estão entre as dez melhores colocadas no ranking dos Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. De acordo com o site G1, a pesquisa feita pela QS University Rankings mostra a USP e a Unicamp, respectivamente, em 8º e 10° lugares. Sete instituições chinesas e uma em Moscou, na Rússia, completam a relação das dez faculdades mais bem avaliadas.
Já entre as cem melhores universidades, 17 são do Brasil. Na mesma lista, há 40 da China, 19 da Rússia, 16 da Índia e oito da África do Sul, de acordo com o ranking da organização internacional de pesquisas sobre educação. Entre os critérios levados em conta pela QS, estão a reputação acadêmica, reputação entre empregadores, rendimento estundatil, porcentagem de professores com doutorado, pesquisas publicadas, citações em artigos científicos e intercâmbio de estudantes.
Este é o segundo ranking de universidades feito a partir de economias emergentes. Na semana retrasada, a consultoria THE divulgou uma pesquisa feita no ensino superior de 22 países em desenvolvimento. A lista inclui, além dos Brics, nações como Turquia, Tailândia, México e Indonésia. Nesta relação, o Brasil apareceu com apenas quatro instituições entre as cem mais bem avaliadas (USP, Unicamp, UFRJ e Unesp). Nenhuma brasileira, porém, estava entre as dez melhores na consulta da THE.
Veja a lista das dez melhores universidades dos Brics, segundo a QS
1º) Universidade de Tsinghua (China)
2º) Universidade de Beijing (China)
3º) Universidade Estadual de Lomonosov (Rússia)
4º) Universidade de Fudan (China)
5º) Universidade de Nanjing (China)
6º) Shanghai de Jiao Tong (China)
7º) Universidade de Ciência e Tecnologia da China (China)
8º) Universidade de São Paulo (Brasil)
9º) Universidade de Zhejiang (China)
10º) Universidade Estadual de Campinas (Brasil)