Descobrir a origem de imagens que representam cursos e profissões não é tarefa fácil. Embora muitos símbolos já façam parte do cotidiano de muita gente e se tornem uma tradição, a história e o motivo da escolha são ofuscados pelo passar dos anos. Diante dos inúmeros pedidos feitos por leitores devido à reportagem da semana passada, o Vida na Universidade foi atrás de mais insígnias e traz aqui as curiosidades relacionadas a elas.
Medicina Veterinária
O símbolo usado pelos médicos veterinários foi o desenho que venceu um concurso promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, em 1994. Como em Medicina, o bastão e a serpente são símbolos de Esculápio, deus da arte de curar na Grécia Antiga. O bastão colocado no centro representa um galho de árvore, significando as forças da natureza e seus poderes curativos. A serpente representa a sabedoria e a prudência usadas para preservar e regenerar a saúde. A letra "V" designa a profissão. A cobra envolta em um bastão, circundados por um anel, também é símbolo de Odontologia.
Economia
Com vários elementos, o símbolo dos economistas é explicado pelo Conselho Federal de Economia. O conjunto da folha de acanto colocada sobre uma cornucópia vaso em forma de chifre com frutos e flores, que representa a fertilidade na mitologia greco-romana significa a ciência da boa administração de bens. O acanto lembra a riqueza na arte helênica. O globo faz alusão ao alcance mundial da profissão. Já a roda dentada simboliza a indústria, o estágio mais adiantado da produção de bens.
Turismo
Lançado em 2003 pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, o símbolo da profissão é formado por um globo em movimento, com o Brasil em destaque. A composição significa o profissional atuando em um mundo globalizado e seus desafios. A profissão de turismólogo foi oficializada no Brasil em 12 de janeiro de 2012, pela Lei 12.591.
Engenharia
Não existe um símbolo mundial da Engenharia. Engrenagens, roldanas e materiais de medição são usados em diversos países para fazer referência à profissão. No Brasil, o Conselho Federal de Engenharia e muitos cursos superiores usam a imagem da deusa Minerva inserida em uma moldura em forma de engrenagem. Informalmente, muitos atribuem a composição às características da deusa latina. Minerva é símbolo da sabedoria, mas também é guerreira por isso, veste armadura, capacete, lança e escudo e mestra em artes manuais. Engenhosa, a deusa aparece como uma grande inventora e inspiradora dos homens em projetos criativos.
Pedagogia e Filosofia
A coruja é normalmente usada para representar os cursos de Pedagogia e Filosofia ainda que não haja um símbolo oficial para essas profissões. Na mitologia grega, ela representa a sabedoria por ser o animal símbolo da prudente deusa Atena. Há quem diga também que as características do bicho contribuíram para essa relação: ponderação, calma e olhos grandes para adquirir conhecimento. A atividade noturna da coruja seria outro indício para os gregos da sua relação com a inteligência, período considerado mais apropriado para a reflexão.
Leia também: Os símbolos que regem as profissões.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”