• Carregando...
A pedagoga Sandra Maria trabalha com crianças internadas no Pequeno Príncipe | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
A pedagoga Sandra Maria trabalha com crianças internadas no Pequeno Príncipe| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O curso

Conheça algumas disciplinas da grade curricular do curso do Isulpar, que tem quatro anos de duração

1º semestre

História da Educação

3º semestre

Linguagem de sinais (Libras)

5º semestre

Conteúdo e metodologia de ensino de Língua Portuguesa

7º semestre

Educação a distância

  • Saiba mais sobre a atividade profissional

Os cursos de Pedagogia formam professores da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental (1ª à 5ª série do ensino fundamental de nove anos) e dos cursos de ensino médio voltados à formação de docentes. Da graduação saem também profissionais capacitados para atuar na coordenação pedagógica e na direção de estabelecimentos de ensino. No entanto, hoje, o trabalho do pedagogo não está mais restrito ao ambiente escolar. Ele também é requisitado por empresas, editoras de livros, museus e hospitais, entre outras instituições.

Formada em 1983 pela Uni­versidade Tuiuti do Paraná (UTP), Sandra Maria Lourenço Carvalho, 45 anos, aproveitou o surgimento de uma oportunidade ainda pouco explorada para expandir o seu campo de atuação e ultrapassar os muros das escolas. Além de ocupar o cargo de pedagoga em uma escola municipal de Cu­­ritiba, ela trabalha com crianças internadas no Hospital Pequeno Prín­­cipe. "Quando a criança vai fi­­­­­car internada por um período maior que uma semana, fazemos contato com a escola em que ela estuda, solicitando que nos envie o que está sendo trabalhado com os alunos. Fazemos a ponte com a sala de aula no período em que ela estiver aqui conosco", explica. O trabalho inclui ainda a pesquisa de assuntos de interesse do pa­­ciente, a leitura de livros e a organização de brincadeiras com jo­­gos educativos.

A coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), Ma­­ristela Quintana Bernardi, afir­­ma que outra possibilidade fora das escolas é a atuação no departa­men­­­to de recursos humanos de empresas públicas e privadas, de­­senvolvendo projetos de capacitação de profissionais, entre outras atividades. "Em Paranaguá, há empresas que promovem atividades recreativas e culturais. Outras oferecem, ainda, alfabetização de adultos", diz. Nos museus, acrescenta Maristela, os pedagogos podem elaborar projetos de visitação educativa e acompanhar os visitantes.

Nas editoras, os profissionais auxiliam na elaboração de materiais didáticos. "Também há pe­­dagogos nas secretarias e nos nú­­cleos de educação, onde pensam em uma educação geral para a re­­de de ensino e ajudam a formular políticas públicas", explica a diretora do curso da Pontifícia Uni­ver­­­sidade Católica do Paraná (PUCPR), Maria Sílvia Bacila Win­keler. Ela ressalta que apenas o curso de Pedagogia oferece uma formação geral que permite o trabalho em vários setores da educação. De acordo com ela, o curso Normal Superior habilita o profissional somente para dar aulas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

* * * * * * * *

Interatividade

Você gostaria de saber sobre alguma profissão?

Escreva para vestibular@gazetadopovo.com.br

A sua sugestão poderá fazer parte do próximo caderno Vestibular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]